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Jogo de Meninas: uma experiência no Fazendo Gênero 11

Rafaela Elaine Barbosa

Resumo

Personagens femininas na literatura, na TV, no cinema, nos quadrinhos e nos games marcam o público. Nesse sentido, muitas carregam estereótipos e características que tendem a se repetir, independente da linguagem em que estejam veiculadas. Sendo assim, este trabalho traz a experiência de uma das oficinas que ocorreram no Fazendo Gênero 11, evento que foi realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, de 31 de julho a 4 de agosto de 2017. A referida oficina chama-se Jogo de meninas e busca conhecer e entender o papel das personagens femininas nas narrativas dos videogames. Além disso, propõe também recriar novas narrativas e personagens de jogos, mais próximas de nossas vivências e realidades. Para isso, foram utilizadas na oficina e neste trabalho, como arcabouço teórico, as falas e experiências das feministas decoloniais e negras, como Glória Anzáldua, Maria Lugones, Rupi Kaur, Sojourner Truth, Angela Davis, bel hooks, entre outras, juntamente com as experiências de todos que participaram da oficina.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcga.v0i13.13239

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Revista Científica Gênero na Amazônia - Periodicidade semestral - Qualis B-2 - unificado referente ao quadriênio 2017-2022

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