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Mulheres no curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física da Universidade Federal do Oeste do Pará: mapeando trajetórias sob a perspectiva de gênero

Amanda Cantal, Glauco Pantoja

Resumo

As mulheres são, atualmente, maioria nas universidades no Brasil, de acordo com o último Censo da Educação Superior. Porém, é comum perceber em campos como a Física e a Matemática a presença majoritária de profissionais homens. A partir de relatos colhidos em entrevistas realizadas com acadêmicas matriculadas no curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física (LIMF) da Universidade Federal de Oeste de Pará, buscamos evidenciar alguns obstáculos referentes à escolha profissional enfrentados por essas alunas antes de ingressarem no curso. Foi possível perceber que a compreensão cultural de que componentes biológicos determinam aptidões específicas para cada um dos sexos é fator predominante na constituição dos obstáculos relatados, contribuindo para a chamada exclusão horizontal das mulheres nas áreas de ciências exatas.


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DOI: http://dx.doi.org/10.29327/22094.15-8

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Revista Científica Gênero na Amazônia - Periodicidade semestral - Qualis B-2 - unificado referente ao quadriênio 2017-2022

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