Quando e Quantos Filhos Ter? Lições a Partir de um Estudo Qualitativo entre Casais de Baixa Escolaridade em Machadinho d’Oeste (RO)
Resumo
Este trabalho analisa o processo de planejamento por filhos, a fecundidade alcançada e satisfação com esse resultado entre casais de contextos rurais e com menor nível de escolaridade em Machadinho d’Oeste, no Estado de Rondônia. O estudo utiliza dados qualitativos oriundos de uma pesquisa de campo, na qual se entrevistou 20 casais. Parece existir uma convergência dos níveis de fecundidade no país para patamares reduzidos, contudo, as motivações para ter um número de filhos menor se diferem daquelas normalmente apontadas por casais de maior escolaridade e renda e de contextos de grandes cidades para uma baixa fecundidade. Além disso, as decisões sobre quando e quantos filhos ter ainda são de grande responsabilidade das mulheres, existindo pouca negociação nesse campo.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.29327/22094.15-13
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista Científica Gênero na Amazônia - Periodicidade semestral - Qualis B-2 - unificado referente ao quadriênio 2017-2022
Redes sociais virtuais:
https://www.facebook.com/projetogepem/
https://www.instagram.com/gepemufpa/
https://gepemacontece.blogspot.com/
https://www.observatorioregional-gepem.com.br/
E-mail para contato:
generonaamazonia@gmail.com