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Sexualidade e Gênero: possibilidades para pensar a prática de professores homens na educação infantil

Renan Mota Silva, Tatiane da Rosa Vasconcelos, Anderson Silva Pinheiro

Resumo

Este artigo discute as questões de gênero, sexualidade, educação infantil e a atuação do professor homem inserido nesse contexto. O objetivo é refletir sobre os desafios que se apresentam para a prática de professores homens na educação infantil, a fim da necessidade de abrir espaço para novas construções teóricas que resgatem o caráter plural e polissêmico sobre o tema. A metodologia utilizada neste artigo consiste em uma abordagem qualitativa, diante do preconceito que esses profissionais enfrentam, a partir da articulação de estudos que atravessam as temáticas das masculinidades e dispositivos de gênero. Desse modo, desenvolver o debate em torno da construção histórica e social da prática pedagógica que envolve o gênero masculino permite dar visibilidade a estes sujeitos. Conclui-se que, para compreender as possibilidades em relação ao papel do professor homem na educação infantil, é necessário também articular novas construções teóricas e estratégias de capacitação/formação docente.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcga.v0i21.13363

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Revista Científica Gênero na Amazônia - Periodicidade semestral - Qualis B-2 - unificado referente ao quadriênio 2017-2022

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