Cabeçalho da página

Revisão Narrativa Acerca do Conceito de Ansiedade em Psicologia

Beatriz Evangelista de Araújo

Resumo

A ansiedade trata-se de uma condição que, ao ser vivenciada de maneira exacerbada, causa intenso sofrimento psíquico; diferentes elementos podem desencadeá-la ao longo da vida do sujeito. Desse modo, o presente estudo investigou as produções científicas que foram produzidas nos últimos 5 anos sobre a temática da ansiedade na psicologia. A fim de alcançar esse objetivo, realizou-se uma revisão narrativa da literatura, atentando-se para a metodologia utilizada, os procedimentos feitos e a perspectiva utilizada para
abordar a ansiedade. Conclui-se que, na literatura, há uma predominância de estudos que propõe investigar a sintomatologia da ansiedade, utilizando-se de diferentes instrumentos de avaliação para verificar e validar seus resultados, além disso, alguns trabalhos abordam a ansiedade associada a outras condições como depressão e/ou estresse. Poucas pesquisas dedicam-se a estudar somente a ansiedade. Ademais, percebe-se que há escassez de pesquisas de abordagem qualitativas e com foco não somente na sintomatologia, mas na experiência da ansiedade para aquele que a vivencia. Portanto, faz-se necessário a produção de estudos voltados para essa temática.

Palavras Chave: Ansiedade. Transtorno de ansiedade. Psicologia. Fenomenologia.


Texto completo:

PDF

Referências


ABRAHÃO, Taís Batizaco; LOPES, Alda Penha Andrello. Principais Causas Do Estresse E Da Ansiedade Na Sociedade Contemporânea E Suas Consequências Na Vida Do Indivíduo. Contradição-Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais, v. 3, n. 1, 2022.

ANDRADE, João Vitor, et.al. Ansiedade, um dos problemas do século XXI. Revista de Saúde da Re-AGES, v. 2, n. 4, p. 34-39, 2019.

ANGÉLICO, Antonio Paulo; BAUTH, Murilo Freitas. Avaliação da ansiedade de estudantes de psicologia em situações experimentais de falar em público. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 40, 2020.

BARBOSA, Malom Bhenson Tavares et al. Depressão e ansiedade na enfermagem em unidade de terapia intensiva. Revista Ciência Plural, v. 6, n. 3, p. 93-107, 2020.

BELMINO, M. C. B. Gestalt-terapia e experiência de campo: dos fundamentos à prática clínica., 1. ed., Jundiaí: Paco, 2020.

BRANDÃO, C. L. Da estranheza ao encantamento: a riqueza existencial presente nas formas psicóticas de ajustamento. In: BRANDÃO, C. L. (Org.) Semeando a Gestalt-Terapia: experiências clínicas no contexto amazônico. (pp. 59-79), 1. ed., Belém: Paka-Tatu, 2017.

COELHO, Manuela de Mendonça Figueirêdo et al. Sintomas de ansiedade e fatores associados entre profissionais de saúde durante a pandemia da covid-19. Cogitare Enfermagem, v. 27, 2022.

CORDEIRO, Dayane Tassi Macena. O Uso da Arteterapia no Controle da Ansiedade. (Trabalho de Conclusão e Curso). Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas/TO, 2019.

CONZ, Claudete Aparecida et al. Camino recorrido por obesos mórbidos en la búsqueda de lacirugía bariátrica en el sistema público de salud. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 28, 2020.

DA SILVA, Laís Gabriele Bonfim et al. Níveis de estresse e ansiedade em uma residência interprofissional em pediatria. Espaço para a Saúde, v. 22, 2021.

DOS SANTOS, Jeferson; HENCKMEIER, Luizita; BENEDET, Silvana Alves. O impacto da orientação pré-operatória na recuperação do paciente cirúrgico. Enfermagem em foco, v. 2, n. 3, p. 184-

, 2011.

FARIA, N. J. (2017). Noções de cuidado na atenção básica à saúde e Gestalt-Terapia. In. FARIA, N. J.; HOLANDA, A, F. (Org). Saúde mental, sofrimento e cuidado: fenomenologia do adoecer e do cuidar. (pp.15-32) Curitiba: Juruá Editora.

FERNANDES, Márcia Astrês et al. Prevalência dos transtornos de ansiedade como causa de transtorno do trabalhador. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, p. 2213-2220, 2018.

FERNANDES, Márcia Astrês et al. Prevalência de sintomas ansiosos e depressivos em universitários de uma instituição pública. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, p. 2169-2175, 2018.

FERREIRA-COSTA, Rodney Querino; PEDRO-SILVA, Nelson. Ansiedade e depressão: o mundo da prática docente e o adoecimento psíquico. Estudos de Psicologia (Natal), v. 23, n. 4, p.

-368, 2018.

FREITAS, Ronilson Ferreira et al. Prevalência e fatores associados aos sintomas de depressão, a ansiedade e estresse em professores universitários durante a pandemia da COVID-19. Jornal Brasileiro

de Psiquiatria, v. 70, p. 283-292, 2021.

GARBIN, Clea Adas Saliba et al. Fatores associados ao desenvolvimento de ansiedade e depressão em estudantes de Odontologia. Revista da ABENO, v. 21, n. 1, p. 1086-1086, 2021.

GARCIA Ana Cláudia Mesquita et al.. The effect of therapeutic listening on anxiety and fear among surgical patients: randomized controlled trial. Rev. Latino-Am. Enfermagem. v. 26, p.1-10, 2018.

GUANCINO, Letícia; TONI, Caroline Guisantes de Salvo; BATISTA, Ana Priscila. Prevenção de ansiedade infantil a partir do Método Friends. Psico-USF, v. 25, p. 519-531, 2020.

LEMES, Alisséia Guimarães et al. Terapia Comunitária como cuidado complementar a usuários de drogas e suas contribuições sobre a ansiedade e a depressão. Escola Anna Nery, v. 24, 2020.

MACÊDO, Shirley. Sofrimento psíquico e cuidado com o universitário: reflexões e intervenções fenomenológicas. ECOS-Estudos Contemporâneos da Subjetividade, v. 8, n. 2, p. 265-277, 2018.

MAIA, Ana Claudia C. et al. Tratamento transdiagnóstico usando um protocolo unificado: aplicação em pacientes com diferentes transtornos de humor e ansiedade comórbidos. Tendências em Psiquiatria e Psicoterapia, v. 35, p. 134-140, 2013.

MAIA, Berta Rodrigues; DIAS, Paulo César. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de psicologia (Campinas), v. 37, 2020.

MOURA, Adaene et al. Fatores associados à ansiedade entre profissionais da atenção básica. RevistaPortuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, v. 19, p. 17-26, 2018.

NUCEUSEMIARIDO. Procrastinação e produtivismo acadêmico: o desafio do equilíbrio frente ao isolamento social. Petrolina (Pernambuco), 7 abr. Instagram: @nuceusemiarido. Disponível em:

. Acesso em: 29 set. 2020.

NOGUEIRA, Érika Guimarães et al. Avaliação dos níveis de ansiedade e seus fatores associados em estudantes internos de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcga.v22i2.13484

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Científica Gênero na Amazônia - Periodicidade semestral - Qualis B-2 - unificado referente ao quadriênio 2017-2022

Redes sociais virtuais:

https://gepem-ufpa.com.br/

https://www.facebook.com/projetogepem/

https://www.instagram.com/gepemufpa/

https://gepemacontece.blogspot.com/

https://www.observatorioregional-gepem.com.br/


E-mail para contato:

 generonaamazonia@gmail.com