A Formação de professoras do Curso de História pelo PARFOR em torno das relações étnico-raciais em Cametá (PA)
Resumo
Este artigo trata da formação de professoras do curso de História da Universidade Federal do Pará (UFPA) no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR), com intuito de abordar a formação que receberam de uma única disciplina, denominada História da África, em torno das relações étnico-raciais no desenho curricular. Ela fez a diferença na formação das professoras, trazendo-lhes outro conhecimento da história do continente africano e modificações nas suas práticas escolares e sociais, de modo que aos poucos começaram a colocar em prática essas discussões em determinadas situações que presenciaram nas escolas trabalhadas, em busca de um ensino democrático, no reconhecimento das diferenças e no combate ao racismo. Nesse sentido, abordar essa questão é uma forma de concretização adequada da temática racial.
Palavras-chave: Formação de professoras. PARFOR. Curso de História. Relações étnico-raciais.
Texto completo:
PDFReferências
CARVALHO, Rosana Itaparica de; SALGADO, Rosilene da Silva Monteiro; COELHO, Wilma de Nazaré Baía; BRITO, Nicelma Josenila Costa de. A Lei nº 10.639/2003 – notas sobre a implementação depois 16 anos. In: COELHO, Wilma de Nazaré Baía; BRITO, Nicelma Josenila Costa de; SILVA, Carlos Aldemir Farias (Org.). Escola básica e relações raciais. 1. ed. Tubarão, SC: Copiart, 2019. p. 171-194.
FERREIRA, João Rydllem Alcantara. Formação docente e a inclusão das relações étnico-raciais na Educação Básica. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/. Acesso em: 22 mar. 2023.
GODOY, Eliete Aparecida de. A ausência das questões raciais na formação inicial de professores e a Lei nº 10.639/03. Revista de Educação, Campinas, v. 22, n. 1, p. 77-92, jan./abr. 2017. Disponível em: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/3433. Acesso em: 1 set. 2019.
LEAL, Luiz Augusto Pinheiro; BARROS, Thamires Beatriz Braga; BRITO, Igor Alessom Dantas. Quando educação e cultura se encontram: quilombolas, ensino de história e o PARFOR como ação afirmativa. In: DOMINGUES, Andréa Silva et al. (Org.). Linguagens e resistências. Cametá, PA: Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA, Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, 2018. p. 125-138.
MORRONE, Maria Lúcia. Introdução aos estudos culturais africanos e indígenas na educação básica do Brasil: descolonização curricular e formação docente. In: NEVES, Miranilde Oliveira (Org.). Currículo: distintas abordagens epistemológicas. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019. p. 207-216.
NÖRNBERG, Nara Eunice. A formação de professores no programa PARFOR: construção de sentido e legitimação. In: SOUZA, Maria Irene Pellegrino de Oliveira; FRISSELLI, Rosângela Ramsdorf Zanetti (Org.). O PARFOR, a formação e a ação dos professores da educação básica. Londrina: PARFOR/UEL, 2017. V. 1.
NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
OLIVA, Anderson Ribeiro. A História da África nos bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática. Estudos Afro-Asiáticos, Rio de Janeiro, v. 25, n. 3, p. 421- 461, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-546X2003000300003. Acesso em: 13 set. 2021.
PEREIRA, Dilma Cardoso; GAIA, Dorielson do Carmo Rodrigues; SILVA, João Batista do Carmo; CASTRO, Osvaldo Luis Martins de. Formação e valorização da carreira docente: contribuição e os desafios da Coordenação Local do PARFOR no Campus Universitário do Tocantins/UFPA. In: SILVA, João Batista do Carmo; LOPES, Jorge Domingues. (Org.). PARFOR: práxis amazônicas na formação dos professores da educação básica. Cametá, PA: Campus Universitário do Tocantins/Cametá-UFPA, 2017. p. 13-27.
PIRES, Esmeraldo Tavares; MORAIS, Tatiane da Silva; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Práticas de professoras ribeirinhas e a Lei nº 10.639/03. In: COELHO, Wilma de Nazaré Baía; BRITO, Nicelma Josenila Costa de; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Escola básica e relações raciais. 1. ed. Tubarão, SC: Copiart, 2019.
REIS, Thompson Augusto; DIAS, Aline Souza; OLIVEIRA, Elenice Oliveira; COSTA, Jeanne Alves; CREMONEZI, Graziela Oste Graziano; SPERS, Valéria Rueda Elias. Desafios e Conflitos da Mulher na busca da Ascensão na Carreira Profissional. Revista de Carreira & Pessoas, v. 8, n. 3, p. 398-412, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/ReCaPe/article/view/36820. Acesso em: 20 mar. 2023.
RODRIGUES, Lenise Mendes. A Formação para as relações étnico-raciais, pelo PARFOR, no curso de História: currículo e trajetória de professoras egressas de Cametá (PA). 2021. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Campus Universitário de Cametá, Universidade Federal do Pará, Cametá, 2021.
SOUZA, Sueny Diana Oliveira de; FARIAS, Willian Gaia. O ensino de História no Plano Nacional de Formação Docente-PARFOR: Entre a experiência da pesquisa e a docência com alunos-professores. In: COSTA, Antonio Maurício Dias; FARIAS, Willian Gaia. Olhares cruzados de Clio: ensino de história e temas de história da Amazônia. Belém, PA: PAKA-Tatu, 2019. (PARFOR/UFPA, Educação e Formação de Professores na Amazônia, v. 5).
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA. Projeto Político-Pedagógico do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Curso de Licenciatura em História. Adaptado pelo PARFOR de interesse do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará. Belém, 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA. Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Relatório de gestão do PARFOR da UFPA: 2009 a 2019. Red. Edmar Tavares da Costa, Márcio Lima do Nascimento, Josenilda Silva. Belém: UFPA, [2019].
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcga.v1i23.14545
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista Científica Gênero na Amazônia - Periodicidade semestral - Qualis B-2 - unificado referente ao quadriênio 2017-2022
Redes sociais virtuais:
https://www.facebook.com/projetogepem/
https://www.instagram.com/gepemufpa/
https://gepemacontece.blogspot.com/
https://www.observatorioregional-gepem.com.br/
E-mail para contato:
generonaamazonia@gmail.com