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Educação Superior do Campo, Juventude Ribeirinha e Práxis na Amazônia Paraense: a promoção da auto-organização das egressas em seus territórios

Larissa Carvalho Aviz, Monica Castagna Molina

Resumo

O estudo é um resultado parcial da pesquisa de tese que tem como objetivo compreender as contribuições do processo formativo da Licenciatura em Educação do Campo –LEdoC – da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba/PA, para a promoção da auto-organização das Jovens Ribeirinhas egressas deste curso em seus territórios, através da análise de sua práxis em diferentes espaços socioprofissionais e comunitários. Verificou-se, na pesquisa de campo e entrevista semi-estruturada, realizadas na ilha do Capim e Xingu em março de 2023, que a história, a trajetória, a atuação e a auto-organização da jovem ribeirinha egressa no território da Amazônia Tocantina tem sido constituído pela sua formação nos movimentos sociais e também na LEdoC, na defesa de seu território contra o projeto da Cargill S.A. na região da ilha do Capim e Xingu.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcga.v1i23.14625

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