Cabeçalho da página

Relações de Gênero e Cultura Material na Produção da Artista Paraense Elisa Arruda

Maria Cristina Simões Viviani

Resumo

A artista paraense Elisa Arruda aborda em sua obra as relações de seu corpo com o espaço privado. A partir de uma leitura crítica acerca de gênero em diálogo com a literatura de cultura material, busco analisar o trabalho de Arruda pelo viés antropológico. Os corpos e as relações que a artista coloca em sua produção têm relevância para compreendermos as leituras possíveis dos contextos domésticos com os corpos das mulheres e suas interseccionalidades. A paraense traz sensibilidade ao expor o seu olhar no mundo e tratar seu próprio corpo em dialética com as coisas de maneira em que há uma afetação mútua das coisas e não-coisas, na qual não é possível dividi-las objetivamente entre humanas e não-humanas. Dessa forma, Arruda expõem, em seu trabalho, a agência constante das coisas na construção de nós mesmas.


Texto completo:

PDF

Referências


BUTLER, Judith. Os atos performativos e a constituição do gênero: um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista. Trad. Jamille Pinheiro Dias. Caderno de leituras. n. 78. Ed. Chão da Feira. Jun/2018.

CARVALHO, Vânia Carneiro de. Cultura material, espaço doméstico e musealização. Varia História, Belo Horizonte, vol. 27, nº 46: p.443-469, jul/dez 2011.

GELL, Alfred. Art and agency: an anthropological theory. Oxford: Clarendon, 1998.

GELL, Alfred. A tecnologia do encanto e o encanto da tecnologia. Tradução de Jason Campelo. Concinnitas, v. 8, n. 1, 2005, p. 42-63.

HOOKS, bell. Art on my mind: visual politics. New York. New Press. 1995

MILLER, Daniel. Trecos, Troços e Coisas. Estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

PALMA, Daniela. As casas de Carolina: espaços femininos de resistência, escrita e memória. Cadernos Pagu. 2017, n. 51.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. Contribuições feministas para o estudo da violência de gênero. In: Cadernos Pagu, v. 0, n16, pp115-136. 2001.

SULLY, Dean. Decolonising conservation: caring for maori meeting houses outside New Zealand. Left Coast Press, 2007.

TVARDOVSKAS, Luana Saturnino. Dramatização dos corpos: arte contemporânea e crítica feminista no Brasil e na Argentina. São Paulo: Intermeios, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcga.v1i23.14628

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Científica Gênero na Amazônia - Periodicidade semestral - Qualis B-2 - unificado referente ao quadriênio 2017-2022

Redes sociais virtuais:

https://gepem-ufpa.com.br/

https://www.facebook.com/projetogepem/

https://www.instagram.com/gepemufpa/

https://gepemacontece.blogspot.com/

https://www.observatorioregional-gepem.com.br/


E-mail para contato:

 generonaamazonia@gmail.com