Infância e Gênero no Currículo da Formação em Pedagogia: avanços e retrocessos
Resumo
Este artigo versa sobre infância e gênero na formação de professores/as do curso de Pedagogia, objetivando compreender o lugar ocupado por eles nos currículos de formação. É uma investigação teórica do tipo bibliográfica e documental. As fontes documentais foram as Matrizes Curriculares dos Cursos de formação em Pedagogia, as Normativas, Resoluções sobre formação de professores. Os resultados apontam que as Matrizes Curriculares dos Cursos analisados da Universidade Federal do Pará e da Universidade Estadual do Pará trazem contribuições no campo da infância, mas invisibilizam nas disciplinas e ementas conhecimentos sobre gênero; não existem disciplinas obrigatórias com a temática de gênero, mas são ofertadas nas eletivas. Concluímos necessáriaa incorporação da temática gênero nas Matrizes Curriculares nos Cursos de Pedagogia.
Palavras Chave: Educação Infantil. Currículo. Formação de Professores. Gênero; Infância.
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcga.v2i24.15611
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