Cabeçalho da página

Atividades Domésticas Exercidas por Mulheres Idosas: um estudo exploratório nas publicações da revista Gênero na Amazônia (Belém-PA)

Kellen Irene Rabelo Borges

Resumo

Este artigo é fruto de um estudo exploratório realizado na revista intitulada Gênero na Amazônia (Belém-PA). Nosso propósito era saber se, nessa revista, haviam trabalhos devotados para refletir ou discutir a relação de mulheres idosas com as atividades do espaço doméstico (envolvendo aqui o cuidado não só com o marido e os filhos, mas também com os netos). Para isso, utilizou-se a revisão de literatura, a partir do método scanning para coletar os dados. Em resumo, não encontramos pesquisas com tais ambições. Contudo, em alguns artigos, nos deparamos com pequenas reflexões sobre essa temática das mulheres idosas e o espaço doméstico a partir de outras temáticas (tais como, violência, pobreza, bordéis e garimpo, homoafetividade, literatura, benzendeiras, saúde, cuidado, ritos de passagem, penitenciária, entre outros). É importante destacar que esta pesquisa exploratória também é um estudo inicial da própria temática e um incentivador para que mais pesquisadoras e pesquisadores possam se preocupar com o tema.

 

Palavras Chave: Idosas. Atividades domésticas. Estudo exploratório


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Alessandra. Representações Sociais sobre o Ato de Cuidar na Perspectiva de Mulheres Idosas Cuidadoras. 2019 Tese de Doutorado. Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, Minas Gerais. Disponível em < https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/27122 >, acessado em setembro/2022

BEAUVOIR, Simone. O Segundo Sexo. Rio de Janeiro: Novas Fronteiras 1980.

DEBERT, Guita. Reinventando a Velhice: Socialização e Processo de Reprivatizarão do Envelhecimento. FAPESP, Universidade de São Paulo: São Paulo, 2020.

______________. Gênero e Envelhecimento. Revista Estudos Feministas, UNICAMP, vol. 2 n.3, p. 33-51, janeiro, 1994. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/

view/16288/14829>, acessado em setembro/2022.

Gênero na Amazônia. Disponível em: < http://www.generonaamazonia.com/index.php>, acessado

em setembro/2022.

MICHALISZYN, Mario; Ricardo TOMASINI. Pesquisa: orientações e normas para elaborações de projetos, monografias e artigos científicos. Petrópolis, RJ: Vozes. 2007.

Periódicos Gênero na Amazônia. Disponível em: < https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/generoamazonia/issue/archive>, acessado em setembro/2022.

Revista Gênero na Amazônia. Disponível em < https://gepem-ufpa.com.br/>, acessado em setembro/2022




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcga.v2i24.15625

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Científica Gênero na Amazônia - Periodicidade semestral - Qualis B-2 - unificado referente ao quadriênio 2017-2022

Redes sociais virtuais:

https://gepem-ufpa.com.br/

https://www.facebook.com/projetogepem/

https://www.instagram.com/gepemufpa/

https://gepemacontece.blogspot.com/

https://www.observatorioregional-gepem.com.br/


E-mail para contato:

 generonaamazonia@gmail.com