Cabeçalho da página

FeLin: feminismo e linguagem em um projeto de extensão

Élidi Preciliana Pavanelli

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta o relato de experiência do projeto de extensão FeLin: feminismo e linguagem, que promoveu uma formação continuada on-line com professoras(es) da educação básica, abordando estudos feministas, letramentos críticos e a BNCC de Linguagens. A metodologia adotada foi a pesquisa-formação na cibercultura, que valoriza o protagonismo dos sujeitos e o uso pedagógico das tecnologias digitais. Ao longo de dez encontros, foram discutidos temas como gênero, sexualidade, estereótipos, feminismo negro, linguagem neutra e práticas pedagógicas inclusivas. Os dados e interações demonstraram o potencial transformador da proposta e a urgência de formações comprometidas com a justiça social e a equidade de gênero na educação.

Palavras Chave: Formação Docente. Feminismo. Letramento Crítico. Cibercultura. Educação.


Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA FILHO, Fábio R.; OTHERO, Gabriel. (org.) A. Linguagem “neutra”: língua e gênero em debate. São Paulo: Parábola, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

GATTI, Bernadete A.; BARRETTO, Elba S.S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF:

UNESCO, 2009. Disponível em: . Acesso em 01 ago. 2025.

MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso Ensino Médio. DRC/EM. SEDUC/MT, 2020. Disponível em: . Acesso em 13 jul. 2025.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

RIBEIRO, Guilherme A. M.; THIENGO, Edmar R. Discutindo gênero e sexualidade na escola: um guia didático-pedagógico para professores. Vitória: IFES, 2019. Disponível em:

br/handle/capes/561404>. Acesso em: 22 jul. 2025.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na Cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2025.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcga.v0i27.19342

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Científica Gênero na Amazônia - Periodicidade semestral - Qualis B-2 - unificado referente ao quadriênio 2017-2022

Redes sociais virtuais:

https://gepem-ufpa.com.br/

https://www.facebook.com/projetogepem/

https://www.instagram.com/gepemufpa/

https://gepemacontece.blogspot.com/

https://www.observatorioregional-gepem.com.br/


E-mail para contato:

 generonaamazonia@gmail.com