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A LUTA PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA CONQUISTA EM PROCESSO.

Adolfo Oliveira NETO

Resumo

A educação do campo é um projeto e, como tal, sua materialização depende do envolvimento dos sujeitos do campo em sua defesa e da síntese do conjunto de corelações de forças presentes na sociedade. O presente trabalho analisa parte desta dinâmica, enfocando o processo protagonizado pelos movimentos sociais do campo para a construção de um modelo de educação que se relacione diretamente com os povos do campo na disputa pela manutenção do seu território. Esta defesa passa pela afirmação dos povos do campo como sujeitos de direitos, que lutam para que o Estado atenda a suas reinvidicações e construam políticas públicas apropriadas à realidade do campo, orientadas na perspectiva de democratização da estrutura fundiária, da economia solidária e da produção agroecológica. Tomamos como bases metodológicas revisão bibliográfica e análise documental, buscando entender quais sujeitos, processos e disputas estão presentes na luta pela educação do campo no estado do Pará. Analisaremos os processos relacionados à educação do campo que se desenvolveram até o ano de 2010.
Mostraremos algumas das repercussões deste processo no âmbito da legislação da educação voltada para os povos do campo, nos programas de formação de educadores e nos modelos pedagógicos que estão
movimentando os sujeitos do campo.
Palavras-Chave: Educação do Campo; Movimentos Sociais; Políticas Educacionais.


THE STRUGGLE FOR RURAL EDUCATION: AN ACHIEVEMENT IN PROCESS.

Abstract
Rural education is a project and, as such, its materialization depends on the involvement of the subjects of the field in his defense and synthesis of the whole force of disputes in society. This work analyzes part of this
dynamic, focusing on the process played by rural social movements for building an education model that relates directly to the people of the field in the race for the maintenance of its territory. This defense through the
affirmation of the peoples of the field as subjects of rights, fighting for the state meets your complaints and build public policies appropriate to the reality of the field, oriented in the democratization of land structure
perspective, the social economy and the agro-ecological production. We take as bibliographic methodological basis review and document analysis, trying to understand which subjects, processes and disputes are present in
the struggle for rural education in the state of Pará (in Brazil). Analyze the processes related to rural education that developed by the year 2010. We will show some of the implications of this process under the law of
education aimed at the people of the field, in the teacher training programs and pedagogical models that are moving subjects the field.
Keywords: Rural Education; Social Movements; Educational policies.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/geo.v2i04.12418

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