Cabeçalho da página

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DIAGNÓSTICA À GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL / ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PARTICIPATORY AND DIAGNOSTIC METHODOLOGY FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND PLANNING

Flávio Rodrigues do Nascimento

Resumo

Este artigo trabalha a educação ambiental como um processo comunitário de base local-regional, destacando procedimentos metodológicos participativos para a construção de um diagnóstico ambiental focado nos principais problemas sociais, econômicos e físico-naturais. Tal diagnóstico serviu de base para elaboração de um plano de gestão para bacia hidrográfica, concebida como unidade de estudo. Como perspectivas metodológicas básica foram explicitadas e realizadas análises  stratégicas através de oficinas de planejamentos participativos. Os resultados aferidos se mostraram interessantes a partir do escopo pretendido e, ainda, possíveis de serem trabalhados e aplicados em futuras pesquisas que se preocupem como a educação ambiental de base comunitário-integrativa; com fins de gestão e planejamento ambiental.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/geo.v3i05.12427

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778
DOI da Revista GeoAmazônia: 10.17551/2358-1778/geoamazonia

Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref -  BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - LivreEuropub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org