EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DIAGNÓSTICA À GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL / ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PARTICIPATORY AND DIAGNOSTIC METHODOLOGY FOR ENVIRONMENTAL MANAGEMENT AND PLANNING
Resumo
Este artigo trabalha a educação ambiental como um processo comunitário de base local-regional, destacando procedimentos metodológicos participativos para a construção de um diagnóstico ambiental focado nos principais problemas sociais, econômicos e físico-naturais. Tal diagnóstico serviu de base para elaboração de um plano de gestão para bacia hidrográfica, concebida como unidade de estudo. Como perspectivas metodológicas básica foram explicitadas e realizadas análises stratégicas através de oficinas de planejamentos participativos. Os resultados aferidos se mostraram interessantes a partir do escopo pretendido e, ainda, possíveis de serem trabalhados e aplicados em futuras pesquisas que se preocupem como a educação ambiental de base comunitário-integrativa; com fins de gestão e planejamento ambiental.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/geo.v3i05.12427
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Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778
DOI da Revista GeoAmazônia: 10.17551/2358-1778/geoamazonia