Cabeçalho da página

INTERLOCUÇÕES EM EDUCAÇÃO, GEOGRAFIA, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL: MELGAÇO, PORÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO AMAZÔNICO / INTERLOCUTIONS IN EDUCATION, GEOGRAPHY, POVERTY AND SOCIAL INEQUALITY: WELDING, PORTION OF GEOGRAPHIC SPACE AMAZON

Marilena Loureiro da Silva, Mílvio da Silva Ribeiro, Rosemildo Santos Lima

Resumo

O presente artigo tem como propósito apresentar discussões que relacionam espaço geográfico, educação, pobreza e desigualdade social em contextos e cenários empobrecidos da Amazônia paraense. Objetiva-se realizar uma incursão sobre o município de Melgaço-Pa, construindo análise a crítica acerca das velhas e moralizantes perspectivas teóricas que revelam formas de leitura da pobreza no espaço geográfico. Discutem-se os contrastes existentes nos rincões amazônicos, esboçando-se ideias acerca da compreensão do espaço e da educação, a partir da apresentação de como os dados de educação do município são construídos, e conclui-se pela discussão acerca de como o município de Melgaço expressa as relações entre pobreza, exclusão social e cidadania.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/geo.v4i08.12488

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778
DOI da Revista GeoAmazônia: 10.17551/2358-1778/geoamazonia

Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref -  BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - LivreEuropub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org