Cabeçalho da página

REDES INSTITUCIONAIS NA GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES EM SANTARÉM (PARÁ) / INSTITUTIONAL NETWORK AT DISASTER AND RISK MANAGEMENT IN SANTARÉM (PARÁ)

Milena Andrade, Claudio Szalafstein

Resumo

O objetivo do artigo é identificar quais são as instituições atuantes e que ações têm sido desenvolvidas na gestão de riscos e desastres na cidade de Santarém, Pará. A área de estudo foi definida com base no Decreto de Situação de Emergência de 2009, que identifica os bairros que foram acometidos por inundações lentas e enxurradas. A metodologia inclui métodos participativos utilizados para a gestão de riscos e desastres. Como ferramenta para identificação das redes de instituições atuantes foi utilizado o Diagrama de Venn, e para mapear as ações prioritárias utilizamos uma Matriz de Votação. Houve a participação de 63 lideranças ao longo das oficinas de grupo focal. Os resultados do Diagrama de Venn mostram que a Prefeitura Municipal de Santarém, a Coordenadoria de Defesa Civil Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde e as Associações de Bairros são as instituições mais atuantes na área de estudo. A Matriz de Votação identificou que construir obras infraestruturais de médio e grande porte é considerado como urgente pela população. Conclui-se que incluir a participação e demandas da comunidade na gestão de riscos e desastres possibilita uma mitigação de impactos direcionada e um processo de prevenção efetivo.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/geo.v5i9.12494

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778
DOI da Revista GeoAmazônia: 10.17551/2358-1778/geoamazonia

Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref -  BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - LivreEuropub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org