Cabeçalho da página

OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA NOVA ESCOLA SECUNDÁRIA NA CIDADE DE BUENOS AIRES E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS / THE GEOGRAPHY TEACHERS OF THE NEW HIGH SCHOOL IN THE CITY OF BUENOS AIRES AND ITS PEDAGOGICAL PRACTICES

Clézio dos Santos

Resumo

O contexto da atual reforma curricular que propõe a Nueva Escuela Secundaria (NES)  da Cidade de Buenos Aires, o professor se converte num sujeito central do processo educativo, um profissional reflexvo que toma decisões sobre os conteúdos e valores a transmitir para suas classes problematizem e debatam temas atuais. O objetivo prinicpal da pesquisa é entender as práticas pedagógica dos professores de geografia da educação secundária pública na cidade de Buenos Aires a luz do novo diseño curricular, por meio de indagações aos formadores de docente (inicial e contínua) e aos docentes da escola secundária frente aos desafios da formação cidadã na escola. A pesquisa segue a metodologia qualitativa, presa a leitura de autores latinoamericanos que estudam problemas do ensino de geografia, entrevistas a especialistas e questionários aos professores de escolas secundárias, para a triangulação da informação e obter um diagnótico preliminar.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/geo.v5i10.12505

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778
DOI da Revista GeoAmazônia: 10.17551/2358-1778/geoamazonia

Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref -  BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - LivreEuropub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org