Cabeçalho da página

A EXPANSÃO DA MOBILIDADE DO TRANSPORTE RURAL E SUAS INTERAÇÕES AO ESPAÇO URBANO DE CASTANHAL (PA) / THE EXPANSION OF RURAL TRANSPORTATION MOBILITY AND ITS INTERACTIONS TO THE URBAN SPACE OF CASTANHAL (PA)

Carlos Jorge Nogueira de Castro, Francisco de Assis da Silva Lopes, Nonato Souza Gonçalves

Resumo

O artigo analisa a expansão do transporte rural-urbano que se conecta ao centro urbano da cidade de Castanhal.  A partir de uma coexistência dos interesses e conflitos entre os diferentes agentes atuantes no espaço campo-cidade, dentre os quais identificam-se médios e grandes proprietários de terra em Castanhal, em nos municípios circunvizinhos. Com o processo de interação das comunidades às áreas centrais de Castanhal, promovem um dinamismo econômico através de gêneros alimentícios de primeira necessidade que amortecem os preços dos mesmos. O objetivo é analisar a espacialidade das interações espaciais presentes na expansão da mobilidade do transporte rural, a partir das comunidades e dos municípios circo-vizinhos que se reproduz no município de Castanhal, como uma estratégia de produção social e econômica.

Palavras-chave: Comunidade; Transporte Rural; Mobilidade; Capital.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/geo.v6i11.12517

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778
DOI da Revista GeoAmazônia: 10.17551/2358-1778/geoamazonia

Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref -  BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - LivreEuropub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org