Cabeçalho da página

DIAGNÓSTICO DOS ASSENTAMENTOS URBANOS INFORMAIS DA REGIÃO NOROESTE DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS) / DIAGNOSIS OF THE INFORMAL URBAN SETTLEMENTS OF THE NORTHWEST REGION OF THE RIO GRANDE MUNICIPALITY (RS)

Maristel Coelho San Martin

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo localizar e caracterizar os assentamentos urbanos informais, em uma parte da região noroeste do município de Rio Grande/RS, diagnosticando suas condições atuais e verificando se houve expansão, estagnação, ou regressão dessas áreas no período entre 2005 a 2018. Esse recorte temporal foi escolhido, pois, compreende o período de implantação e das atividades do Polo Naval nessa cidade, a qual passou por um processo acelerado de expansão urbana a partir de 2005, exibindo déficits em alguns serviços, sobretudo, no setor habitacional. Para realizar essa pesquisa foram feitos levantamentos bibliográficos, pesquisa documental, levantamento de dados por meio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Mapa de Oportunidades e Serviços Públicos (MOPS), e análise de imagens áreas pelo programa Google Earth Pro. A partir dos resultados, percebemos que houve um crescimento de todos os assentamentos urbanos informais analisados, sendo que todos possuem fornecimento de energia elétrica e água assim como atendimento parcial de escolas e unidades básicas de saúde. Além disso, há uma tendência de crescer ainda mais as posses do aglomerado subnormal, já que esse está próximo a uma área com possibilidades de se gerar uma nova centralidade para a cidade.

Palavras-chave: Assentamentos; Urbanos; Informais; Rio Grande.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/geo.v7i13.12539

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778
DOI da Revista GeoAmazônia: 10.17551/2358-1778/geoamazonia

Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref -  BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - LivreEuropub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org