Cabeçalho da página

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL RURAL PARA A COMUNIDADE DE RIO SIRITUBA, ILHAS DE ABAETETUBA – PARÁ

Manoel de Jesus Sousa Pereira, Joanice Moraes Ferreira, José Edilson Cardoso Rodrigues

Resumo

O estudo do território ribeirinho, foi realizado na comunidade Rio Sirituba, município de Abaetetuba-PA, tendo como fundamento conceitual o território a partir de um olhar da questão agrária camponês e capitalista. O trabalho visou mostrar a relação de ocupação do Rio Sirituba e o processo de desenvolvimento territorial e as formas de organização presentes na comunidade. Foram realizadas pesquisa de campo, levantamento bibliográfico, entrevistas estruturadas com moradores da comunidade e Agentes Comunitários de Saúde, produção cartográfica de localização do Rio Sirituba. Os moradores, possuem formas de lidar com os recursos disponíveis, a fim de manter sua sustentabilidade ou para o excedente com fins comerciais. No Rio Sirituba, pode-se constatar, que as transformações que ocorreram com o passar das décadas, não foram frutos de conflitos, ou de influencias das grandes empresas, essas mudanças surgiram a partir das necessidades dos povos locais de se adequarem as novas realidades de trabalho, que melhor oferecem sustentabilidade, visto que os engenhos da localidade e a plantação da cana de açúcar já se exauriu, e os pequenos produtores agrícolas possuem dificuldades de escoarem suas produções, por isso a necessidade das associações, cooperativas, instituições religiosas e escolas se organizarem em prol do fortalecimento comunidades tradicionais e ribeirinhas.

 

Palavras-chave: Modo de Vida – Rio Sirituba – Desenvolvimento territorial – Família – Organizações.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, DECRETO Nº7. 375, de 4 de novembro de 2010.

BRASIL. MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTÃO. Portaria nº 426, de 30 de dezembro de 2013. Diário Oficial da União, Brasília, 2013.

CARDOSO, Dejalma; CARDOSO, Maria da Conceição Corrêa. Entrevista o processo de povoamento da comunidade de Rio Sirituba. Entrevista concedida em 20/06/2022.

COTTA, Jamie, VERBICARO, Camila, VÁZ, Gláucio. PROJETOPEN–RAVA, 2008.

CRUZ, Valter do Carmo. Dicionário da Educação do Campo: Povos e comunidades tradicionais. Expressão Popular: Rio de Janeiro/ São Paulo, 2012.

Disponível em < qual o nome do rio que passa em frente ao municipio de Abaetetuba pará - Pesquisar (bing.com)> . Acesso em 15, junho de 2022.

Disponível em . Acesso em 14, janeiro de 2021.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Questões da Via Campesina. Anais do 6º Congresso Brasileiro de Geógrafos. Goiânia, 2004.

FERNANDES, Bernardo Marçano. Questão Agrária: conflitualidade e desenvolvimento territorial. Artigo, 2004.

FERREIRA; Iraneide Souza Figueiredo; SOARES; Carme Denice Cardoso. Agente Comunitária de Saúde (ACS). Entrevistas sobre quantas famílias e pessoas moram no Rio Sirituba. Entrevista concedida em 2022.

MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragem e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados/ Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos.-7. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

MORAES, Sérgio Cardoso de, PAIVA, Antônio Rodrigo das Mercês. RIBEIRINHOS URBANOS: BELÉM CIDADE DAS ÁGUAS. In: SILVA, Christian Nunes da, SILVA, João Marcio Palheta da, ROCHA, Gilberto de Miranda, BORDALO, Carlos Alexandre Leão. PRODUÇÃO DO ESPAÇO E TERRITORIALIDADE NA AMAZONIA PARAENSE: elementos para a análise geográfica. GAPTA/UFPA 2016. Parte II, P. (133 - 145).

SOBREIRO FILHO, José. A AMAZÔNIA PARAENSE NO TABULEIRO DOS LATIFUNDIÁRIOS E DO AGRONEGÓCIO: DO ELDORADO DAS CONCENTRAÇÕES AO EXTERMÍNIO NO CAMPO. Segunda fase neoliberal no campo. Boletim DATALUTA, n.000, NERA, FCT/UNESP, Presidente Prudente (SP), fev. 2019.

SOBREIRO FILHO, José; FERNANDES, Bernardo Marçano; PEREIRA, Danilo Valentin; RAMOS FILHO, Eraldo da Silva; LIMA, Diogo Marcelo Delben Ferreira de; IZÁ, Lorena e SILVA, Francisco Antônio da. O GOLPE NA QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA: ASPECTOS DO AVANÇO DA SEGUNDA FASE NEOLIBERAL NO CAMPO. Uma publicação do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária – NERA. Presidente Prudente, fevereiro de 2018, número 122. ISSN 2177-4463.

SOUSA, de Fagner Freires; BARROS, Flavio Bezerra; SILVA, Camila vieira de A ILHA SIRIRUBA, OS RIBEIRINHOS E O EXTRATIVISMO DE MATAPI, 2016.

SOUSA, Miguel Antônio de. Entrevista sobre como foi iniciada a produção de matapi no rio Sirittuba. Entrevista concedida em 26/01/2017. 1:30.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/geo.v10i20.13649

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778
DOI da Revista GeoAmazônia: 10.17551/2358-1778/geoamazonia

Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref -  BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - LivreEuropub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org