Cabeçalho da página

OS TRÊS NÚCLEOS PRODUTIVOS DO IMOBILIÁRIO EM MANAUS-AM

Fernando Monteiro Melo, Fredson Bernardino Araújo da Silva

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar um panorama da produção imobiliária em Manaus. Os elementos teóricos e empíricos aqui discutidos permitiram vislumbrar a principal contribuição deste trabalho: o agrupamento do imobiliário em três núcleos produtivos na cidade. O primeiro, núcleo norte, apresenta uma dinâmica produtiva guiada pelo segmento econômico, mais especificamente financiada pelo PMCMV. O segundo, núcleo central, apresenta uma dinâmica mais consolidada pelo mercado imobiliário, e de alta frequência de fluxos, mas que apresenta poucas áreas a serem exploradas pelo mercado imobiliário, justamente pelo adensamento. Enquanto que, o terceiro, núcleo oeste, apresenta uma ligação com a porção mais elitizada da cidade, a
mais privilegiada em intervenções urbanísticas, mais valorizada no mercado imobiliário e, inclusive, servindo como área de exploração turística. Posto isso, a constituição desses três núcleos produtivos nos leva a compreender como que a atuação do mercado imobiliário tende a produzir o espaço urbano manauara cada vez mais fragmentado e
mercantilizado – enquanto cidade do negócio imobiliário.
Palavras-chave: Manaus; Produção do Espaço; Produção Imobiliária; PMCMV; Espaço Urbano.


Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, T. R. Ocupações irregulares e a (re)produção do espaço da zona leste de Manaus (AM): da ilegalidade do processo à legalidade da questão da moradia. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.

BRAGA, E. H. F. A (re)produção da metrópole na Amazônia: Manaus, a cidade que atravessa o rio. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.

BREDA, F. M. Produção imobiliária sob dominância do capital financeiro: tendências e contradições. Dissertação (Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2016.

CARCANHOLO, Marcelo Dias. Crise econômica atual e seus impactos para a organização da classe trabalhadora. Aurora (UNESP. Marília), v. 4, p. 1-10, 2010.

CARLOS, A. F. A. A (re) produção do espaço urbano. São Paulo: Edusp. 1994.

_____. A cidade. São Paulo: Contexto, 2007

_____. A condição espacial. São Paulo: Contexto, 2011.

_____. Em nome da cidade (e da propriedade). XIV Colóquio Internacional de Geocrítica. Anais... Barcelona: Universitat de Barcelona, 2016. p. 1-15.

GURGEL, N. I. F. Globalização e política urbana: as agências multilaterais e o Prosamim - Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.

LEFEBVRE, H. O Direito à cidade. São Paulo: Nebli, 2016.

LENCIONI, Sandra. OBSERVAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE CIDADE E URBANO. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), v. 12, n. 1, p. 109-123, 2008.

MACIEL, F. B. Assentamentos precários: caso de Manaus. In: MORAIS, M. P.; KRAUSE, C.; LIMA NETO, V. C. (Org.). Caracterização e tipologia de assentamentos precários: estudos de caso brasileiros. Brasília: Ipea, 2016, p. 249-305.

MELO, F. M. A valorização do capital e a produção do espaço urbano: a produção imobiliária habitacional do segmento econômico em Manaus (AM). Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.

MONTEIRO, A. R.; VERAS, A. T. R. O Programa Minha Casa, Minha Vida e a produção do espaço urbano na cidade de Boa Vista – RR. DIREITO DA CIDADE, v. 07, p. 1180-1199, 2015.

NÓBREGA, P. R. C. Leituras sobre o cotidiano, a cotidianidade e a centralidade do estudo da vida cotidiana na reprodução do urbano. Revista Rural & Urbano, Recife. v. 02, n. 02, p. 26-46, 2017.

OLIVEIRA, J.A. COSTA, D. P. Conjuntos Habitacionais e a expansão urbana de Manaus. Mercator (UFC), v. 6, p. 33-47, 2007.

SANTOS, César R. Simoni. A fronteira urbana: urbanização, industrialização e mercado imobiliário no Brasil. São Paulo: Annablume, 2015.

SILVA, V. A financeirização na produção do espaço urbano. 14º EGAL- Encuentro de Geógrafos de América Latina: Reencuentro de Saberes Territoriales Latinomericanos, Anais, p.1-10, Lima, Peru, 2013.

_____. Produção do espaço urbano: condomínios horizontais e loteamentos fechados em Cuiabá-MT. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.

SHIMBO, Lúcia Zanin. Habitação social, habitação de mercado: a confluência entre Estado, empresas construtoras e capital financeiro. Tese (Doutorado em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010

_____. Sobre os capitais que produzem habitação no Brasil. Novos Estudos. CEBRAP, v. 35, p. 118-133, 2016.

VIANA, N. A consciência da História: ensaios sobre o materialismo histórico-dialético. Rio de Janeiro, Achiamé, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/geo.v10i20.13664

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778
DOI da Revista GeoAmazônia: 10.17551/2358-1778/geoamazonia

Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref -  BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - LivreEuropub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org