Cabeçalho da página

Análise Geoambiental das Microbacias dos Rios Panela, Altamira e Ambé no Sudeste Paraense

Alan Nunes Araújo, Jarlisson Coelho Nascimento, Amintas Nazareth Rossete, LORENA MARIA MOURÃO OLIVEIRA

Resumo

Este estudo se propõe realizar uma análise morfométrica e de uso e cobertura da terra nas microbacias hidrográficas dos rios Altamira, Panelas e Ambé, afluentes do rio Xingu e que interceptam o perímetro urbano do município de Altamira no estado do Pará, Brasil, visando compreender a relação dialética entre a sociedade e natureza que compõem estes importantes sistemas ambientais da região. Foram utilizadas imagens SRTM banda X e LANDSAT OLI/8, com resolução espacial de 30 m. A classificação escolhida foi a baseada em objetos (OBIA) por meio da segmentação multirresolução e seleção de atributos no software eCognition 9.0. Foi constatada que a Pastagem é a cobertura predominante das bacias do rio Panelas e Altamira com 50,35% e 47% respectivamente, reflexo de uma economia ainda rural frente aos grandes empreendimentos. Por sua vez a classe Vegetação é a forma de cobertura com maior predominância com 59% na Bacia do Rio Ambé, muito em razão de sua área em grande parte se situar fora do eixo urbano. Se verificou que as bacias em estudo não estão naturalmente dispostas a enchentes, em condições normais de precipitação, no entanto a bacia mais sujeita a degradação corresponde ao Rio Panelas por apresentar o mais elevado índice de rugosidade de 311,95, e baixo índice de sinuosidade, fator que aumenta a velocidade de escoamento superficial da água e consequente seu potencial erosivo.

Palavras Chave: Análise Morfométrica; Uso e Cobertura da terra. Rios Panela, Altamira e Ambé.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, A.N.; PRATES, W.P. MODELAGEM MATEMÁTICO-ESPACIAL NA IDENTIFICAÇÃO DE FRAGILIDADES AMBIENTAIS DA MICROBACIA DO RIO JARUCU, MUNICÍPIO DE BRASIL NOVO –PA. Inter Espaço. Grajaú/MA v. 4, n. 12p. 207-226. jan. 2018.

ARAÚJO, A. N.; MESQUITA, P. I. S.; MORAIS, E. G. Análise espacial e identificação de alterações no zoneamento urbano da cidade de Altamira – PA. Enciclopédia Biosfera, v.11 n.22; p. 2015.

ANDRADE, A. F.; BOTELHO, M. F.; CENTENO, J. A. S. Classificação de imagens de alta resolução integrando variáveis espectrais e forma utilizando redes neurais artificiais. XI Simpósio Brasileiro de sensoriamento Remoto. Anais. Belo Horizonte, Brasil: INPE, p. 265-272, 2003.

BARROS, D. V.; GARRITO, A. C.; COSTA, C. M.; ARAÚJO, R. P. S.; SILVA, Q. D. Análise Morfométrica Aplicada na identificação de Enchentes e Inundações na Bacia Hidrográfica do Prata, Ilha do Maranhão. REVISTA GEONORTE, v. 5, n. 20, p. 99-104, 2016.

BARROS, L. R.; SOUZA, C. A. Avaliação do grau de impactos associados na Bacia Hidrográfica do Córrego Sangradouro, Cárceres-MT. Revista Eletrônica AGB-TL, v. 1, n. 16, p. 71-91, 2012




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/geo.v12i23.13895

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778

DOI da Revista GeoAmazônia: https://dx.doi.org/10.18542 

Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref -  BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - LivreEuropub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org