ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COLÔMBIA
Resumo
O Ensino de Geografia é essencial durante a formação de alunos no ensino básico devido a velocidade de transformações no meio social, político econômico e tecnológico. É a partir do entendimento dessa disciplina que o aluno conseguirá conhecer seu território, seu lugar, sua relação com a sociedade e natureza, sistema global e com isso obter um amplo entendimento para no futuro atuarem como indivíduos capazes de participar como cidadãos responsáveis, comprometidos e reflexivos sobre questões territoriais e globais. O objetivo da pesquisa é analisar e refletir como ocorre o Ensino de Geografia e a formação de professores que ministram o conhecimento geográfico na Colômbia. A pesquisa aborda questões como a história do surgimento do Ensino de Geografia na Colômbia, onde encontramos essa disciplina em conjunto com as Ciências Sociais no território colombiano e como é a formação de profissionais docentes em Ciências Sociais. A metodologia se apoia nas pesquisas educacionais de cunho qualitativo, destacando a leitura de autores latino-americanos relacionados ao Ensino de Geografia, documentos oficiais, além de lives assistidas durante o período de pandemia, onde foi exposta a contenda do ensino, não somente na Colômbia, mas como em outros países da América Latina e até em outros continentes. A Geografia abordada envolve inúmeras discussões e práticas, todavia é fundamental entender a realidade das escolas latino-americanas são muito diversas.
Palavras-Chave: Ensino de Geografia, Formação de professores, Colômbia.
Texto completo:
PDFReferências
GUTIERREZ, A. L. Formação cidadã em perspectiva dos estudos do território como potencial pedagógico. (Monografia de Ciencias Sociales da Faculdade de ciências sociales y humanas de la Universidad de Antioquia). Medellín, Colombia. 2010.
JESUS, M. V. S. O Ensino de Geografia e a Formação de Professores na Colômbia e no Brasil. Relatório de PIBIC/CNPq/UFRRJ, 2020.
LENILDE, R. A. Olhares Ibero-americanos sobre professore(a)s Geografia. Youtube, 26 jun. 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gidb6w0lk-8 . Acesso em: 26 jun. 2020.
MORENO, E. A. Enseñanza y aprendizajede la geografia en la educación básica secundária. Bogotá, 2010.
MORENO, A. de. Problemas y características de la enseñanza de la geografía en Educación Básica. Anais do X Congreso Colombiano de Geografía. Bogotá, 1987
PÁEZ, D. La importancia de la educación geográfica en Colombia: Elementos de reflexión y compresión del território. Bogotá, Universidad Pedagógica Nacional, 2018.
PERÉZ, J; PÁEZ, D. La importancia de la educación geográfica en Colombia: elementos de reflexión y compresión del territorio a partir de los recursos naturales. Anais. CV Encontró Latinoamericano de Geógrafos da América Latina. Havana, Universidade de Havana, 2015. Dispinível em:
http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal15/Ensenanzadelageografia/Investigacionydesarrolloeducativo/63.pdf. Acesso: 22/08/2022
PIÑEROS, R. Escuela en Pandemia. Youtube, 25 jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1gdkwgNABII. Acesso em: 28/07, 2021.
PIZZINATO, L. A. R. Perspectivas em la formacion de licenciados em caso colombiano. Bogotá, Universidad Distrital Francisco José de Caldas - Grupo de investigación Geopaidea. 2010.
PULGARÍN SILVA, M. R. La didática de la geografia una preocupación reciente en el contexto de la enseñanza de la geografia colombiana. (Monografia de Geografía da Faculdad de Educación da Universidad de Antioquia). Medellín, Colômbia. 2010.
TABORDA CARO, M. A. Aportes de la geografía escolar a la conformación de un saber geográfico: miradas para América Latina. Anais. XIV Encuentro de Geografos de America Latina - EGAL 2013. Lima, UMSM, 2013. Disponível em: http://www.egal2013.pe/wp-content/uploads/2013/07/Tra_Maria-Alejandra-Taborda-Caro.pdf. Acesso: 10/06/2021.
TABORDA CARO, M. A; NAVARRA, H. O. La presencia de la geografía escolar en la formación de maestros de ciencias sociales en Colombia: retos y realidades. In SANTOS, C; QUEIROZ, E. D; CARDOSO, C. (Org.) Experiências Inovadoras em Geografia: ensino de formação docente. Rio de Janeiro, Autografia, 2022, p.61-73.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/geo.v11i21.14984
Apontamentos
- Não há apontamentos.
GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778
DOI da Revista GeoAmazônia: https://dx.doi.org/10.18542
Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref - BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - Livre - Europub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org