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IMPORTA O CORPO PARA A GEOGRAFIA? UMA ANÁLISE DO DEBATE CORPORIFICADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA NO PARÁ

Pedro Israel Mota, Cíntia Cristina Lisboa da Silva, Wallace Rodrigues Pantoja Wagner

Resumo

Neste trabalho objetivamos promover o debate e a identificação de metodologias de gênero e sexualidades na formação de docentes no ensino de Geografia, promovida por uma instituição pública na Amazônia Paraense. A metodologia utilizada versou sobre um levantamento na produção científica sobre ensino de geografia e as questões de gênero e sexualidades, resultando em 27 artigos da geografia brasileira, entre mais de 30 mil artigos, no banco de dados do Observatório da Geografia Brasileira, entre 1939 e 2021, em relação aos aspectos relacionais, oficinas e entrevistas foram realizadas com estudantes do oitavo período da licenciatura em geografia. Os resultados nos levam a crer que há uma demanda e uma aceitação sobre temáticas corporificadas na geografia, levando a utopia de uma geografia encarnada que apresente no seu ensino e na pesquisa uma perspectiva geográfica corporificada.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/geo.v12i23.15470

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