Cabeçalho da página

HERMANN, J. Cenário do encontro de povos: a construção do território. In: IBGE. Brasil: 500 anos de povoamento. Centro de documentação e informações. Rio de Janeiro: IBGE, 2007, p. 19-33.

Barbara Alice Modesto Pires, Hudson Nascimento de Sousa Filho

Resumo

De acordo com o texto: Cenário do encontro de povos: a construção do território, publicado por Jacqueline Hermann (2007), o processo de ocupação colonial europeia disseminado no território brasileiro, ainda no século XV, é totalmente marcado pelo conflito de interesses entre as potencias imperialistas dominantes do período de grandes navegações marítimas, sobretudo Portugal e Espanha, além da França. A chegada dos portugueses no século XVI, é destacada não apenas pela exploração inicial do pau-brasil, mas também por desafios enfrentados durante a ocupação gradual do litoral brasileiro. Isso inclui a resistência encontrada tanto dos povos nativos quanto dos colonizadores estrangeiros, como os holandeses em Pernambuco. Ao longo de seus 500 anos de história, o Brasil não apenas testemunhou mudanças territoriais, mas também abrigou profundas desigualdades regionais, tanto sociais quanto econômicas, além de diversidades geológicas e culturais marcantes. O país foi o cenário do encontro entre povos indígenas, europeus, africanos e imigrantes de diversas origens. Esse mix de culturas e identidades criou uma realidade multifacetada e plural que continua a ser a essência da nação brasileira. Apesar das contradições socioespaciais vigentes, o Brasil é uma nação que celebra sua diversidade multicultural, representando uma síntese de múltiplas tradições e histórias que contribuíram para moldar sua identidade, complexa e rica.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520. Disponível em:. Acesso em: 021 de outubro de 2023.

HERMANN, J. Cenário do encontro de povos: a construção do território. In: IBGE. Brasil: 500 anos de povoamento. Centro de documentação e informações. Rio de Janeiro: IBGE, 2007, p. 19-33.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/geo.v12i23.15520

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778

DOI da Revista GeoAmazônia: https://dx.doi.org/10.18542 

Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref -  BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - LivreEuropub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org