Cabeçalho da página

A AGLOMERAÇÃO URBANA MACAPÁ-SANTANA: PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO

João Paulo Amorim

Resumo

As cidades de Macapá e Santana podem ser consideradas como uma aglomeração urbana, em virtude de seu crescimento conjunto nas ultimas décadas. Nesse sentido, as duas cidades precisam ser pensadas e planejadas de forma conjunta, por meio de políticas públicas de integração urbana. Neste artigo, a metodologia empregada utilizou dados da população amapaense dos censos de 1940 a 2020, com o objetivo de analisar o comportamento populacional do estado do Amapá, com ênfase nas cidades de Macapá e Santana.  A análise documental foi realizada por meio do exame dos planos diretores de Macapá e Santana, com o intuito de verificar de que forma foram feitos levantamentos da projeção de aumento populacional para as duas cidades e seu planejamento. Para o exame atual da configuração urbana da AUMS foram realizadas pesquisas de campo que demonstrem o processo de conurbação urbana entre Macapá e Santana e seus processos de ocupação recentes e seu desdobramento. Como resultado se verificou que o planejamento urbano entre as duas cidades ainda é incipiente, contudo, a AUMS se consolida em torno das rodovias que servem como motores, atualmente, da dinâmica econômica amapaense, portanto, discutir e implementar políticas de uso e ocupação do solo urbano em seu entorno auxiliam na organização e produção do espaço.


Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, J. P. A. O processo de formação e metropolização da região metropolitana de Macapá – breves reflexões. Geografia Ensino & Pesquisa, [S.l.], v. 23, p. 45, fev. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/39329. Acesso em: 14 fev. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236499439329.

BRASIL. Lei n. 10.257, de 10 de julho de 2001. Estatuto da Cidade e Legislação Correlata. 2. ed. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2002. 80 p.

ESTADO DO AMAPÁ. MACAPÁ. Plano diretor de desenvolvimento urbano e ambiental de Macapá. Macapá: P.M.M.; SEMPLA; IBAM, 2004.

FERRARI JÚNIOR, J. C. Limites e potencialidades do planejamento urbano: uma discussão sobre os pilares e aspectos recentes da organização espacial das cidades brasileiras. Estudos Geográficos, Rio Claro, v. 2, n. 1, p. 15-28, jun., 2004.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estimativas da população residente no Brasil e unidades da federação com data de referência em 1° de julho de 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/22827-censo-2020-censo4.html?=&t=destaques. Acesso em: 02 nov. 2022.

______. Estimativas da população residente no Brasil e unidades da federação com data de referência em 1° de julho de 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/mapas-regionais/15819-amazonia-legal.html?=&t=acesso-ao-produto. Acesso em: 14 nov. 2022.

______. Estimativas da população 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/22827-censo-demografico-2022.html. Acesso em: 05 jun. 2023.

LIMA, J. F. A. Cidades de Santana (AP) e Caiena (GF): um estudo comparativo sobre a concepção de planejamento urbano – 2000-2001. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Amapá, Coordenação do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. Santana, AP, 2013.

PAIXÃO, E. S. B. Plano Diretor Participativo: análise das contribuições e alternativas para os problemas urbanos das áreas de várzea do município de laranjal do Jari (AP). 2008. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – PPGMDR/UNIFAP. Macapá, Amapá, AP, Brasil.

SANTOS. E. R. C. Amazônia Setentrional Amapaense: do “mundo” das águas às florestas protegidas. 2012. Tese (Doutorado) – FCT/UNESP, Presidente Prudente, São Paulo, SP, Brasil.

SANTOS, R. V. Estruturação e Formação do Aglomerado Urbano de Macapá e Santana na Amazônia Setentrional Amapaense. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Amapá. Programa de pós-graduação de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Macapá, AP, 2016.

SILVA, S. C. O. Orlas fluviais das cidades de Macapá e Santana: análise da dinâmica urbana. 2017. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – PPGMDR/UNIFAP, Macapá, AP, Brasil.

TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ. MACAPÁ. Plano diretor de desenvolvimento urbano Grunbilf do Brasil. São Paulo, 1960.

TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ. MACAPÁ. Plano de Ação Imediata de Macapá (PAIM): Biblioteca da Associação Técnica, 1971.

TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ. MACAPÁ. Plano diretor de desenvolvimento urbano. Fundação João Pinheiro. Macapá, 1973.

TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ. MACAPÁ. Plano diretor de desenvolvimento urbano HJCOLE. Macapá, 1977.

TOSTES. J. A. Planos diretores no estado do Amapá: uma contribuição para o Desenvolvimento Regional. Série Arquitetura e Urbanismo na Amazônia. Editor: TOSTES, J. A. Macapá-AP, 2006.

______. Políticas urbanas intervencionistas nas cidades amazônicas: no Amapá, a encruzilhada entre a necessidade e a obrigação. XII encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – ENANPUR. Realizado em Belém, de 21 a 25 de maio de 2007. Belém – PA, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/geo.v12i23.15738

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778

DOI da Revista GeoAmazônia: https://dx.doi.org/10.18542 

Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref -  BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - LivreEuropub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org