Cabeçalho da página

DINÂMICAS DO NARCOTRÁFICO E CONTROLE TERRITORIAL DO COMANDO VERMELHO NAS PERIFERIAS DE BELÉM

Aiala Colares Oliveira Couto, Leandro Maciel Sarrazin da Rosa, Isac José Murta Nunes

Resumo

As atuais configurações territoriais do narcotráfico nas periferias de Belém vêm apresentando “novas” dinâmicas de regulação e controle dos espaços por parte dos grupos criminais. O objetivo deste artigo é analisar o processo de territorialização da facção criminosa Comando Vermelho nas periferias de Belém, sobretudo, através do domínio do mercado da droga e das práticas de extorsão e coerção que atingem moradores e comerciantes dos bairros. A metodologia da pesquisa foi fundamentada por meio de revisão bibliográfica, análise de relatórios de pesquisa, trabalhos de campo com registros fotográficos e observações sistemáticas, e por fim, a realização de entrevistas abertas nas quais foram coletados depoimentos importantes que deram sustentação para este estudo. Os resultados apontam para uma crescente presença da facção criminosa CV nos bairros de Belém, inclusive com a proibição de assaltos aos moradores, imposição de regras e punição para aqueles que descumprem as ordens instituídas pelo crime. Nesse sentido, o que se tem são estratégias de controle territorial que passam pela construção de identidades criminosas que se apropriam de espaços precarizados, comprometendo a presença do Estado, além de aumentar a vulnerabilidade social e a violência nas periferias da cidade.

.


Referências


CASTELLS, Manuel. O fim do milênio. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

COUTO, Aiala. A Geografia do crime na metrópole: das redes ilegais à territorialização perversa na periferia de Belém. Belém. Eduepa, 2014.

________. Do poder das redes as redes do poder: necropolítica e configurações territoriais sobrepostos do narcotráfico na metrópole de Belém-Pa. Belém. Programa de Pós Graduação em desenvolvimento sustentável do trópico úmido – PPGDSTU, 2018 (Tese de doutorado).

_______. Conectividade e territórios em rede do narcotráfico na Amazônia Brasileira. In: GeoTextos, vol. 15, n. 2, dez 2019. p. 123-147.

______. Fronteiras e estrutura espacial do narcotráfico na Amazônia. In: Boletim Gaúcho de Geografia, Vol. 47 nº 1, jul 2020 p. 365 – 388

_______. Geopolítica do narcotráfico na Amazônia. Curitiba. Appris, 2024.

HAESBAERT, Rogério. Territórios alternativos. São Paulo. Contexto, 2002.

_______. O mito da desterritorialização: do fim dos territórios à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

______. Viver no limite. Rio de Janeiro. Bertrand, 2014.

MASSEY, Doren. Power-geometry and a progressive sense of place. In: BIRD, J. et al. (Edt.). Mapping the futures, local cultures, global change. Londres; Nova Yorque: Routledge, 1993.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1991;1993.

SACK, Robert. HumanTerritoriality: Its theoryandhistory. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.

SANTOS, Milton. Por uma geografia das redes. In: SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996. p. 208-222.

SOUZA, Marcelo. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, Iná; GOMES, Paulo; CORRÊA, Roberto. Geografia: conceito e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

______. Fobópole: o medo generalizado e a militarização da questão urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/geo.v12i25.17766

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778

DOI da Revista GeoAmazônia: https://dx.doi.org/10.18542 

Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref -  BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - LivreEuropub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org