Cabeçalho da página

AS ENCHENTES E AS DISSEMINAÇÃO DAS DOENÇAS DE VEINCULAÇÃO HÍDRICA NA CIDADE DE BARREIRINHA-AM

Daiana Santana Ramos, Ariel Álef dos Santos Carvalho, José Camilo Ramos de Souza

Resumo

A pesquisa foi realizada na cidade Barreirinha-AM. A pesquisa tem como objetivo: Estudar a relação de incidência de doenças de veiculação hídrica no período da enchente com saneamento básico na cidade. Toda pesquisa foi fundamentada pela Lei Federal n° 9.433, de 8 de janeiro de 1997, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável-ODS 2015, SOARES (2019), MENEZES (2023) e SILVA (2021). A Gestão de Recursos Hídricos não é defina por um órgão municipal específico e os serviços de esgotamento e água potável acontecem de maneira paralela com Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE e Secretarias de Obras e Meio ambiente. Adotou-se uma abordagem interdisciplinar com métodos quantitativos e qualitativos, revisão da literatura e levantamento de dados primários e secundários, espacialização dos dados por meio dos mapeamentos e ferramentas computacionais, análise dos dados de doenças de veiculação hídrica nos anos de 2008-2023. Assim constatou-se que a água contaminada durante os períodos das enchentes são fonte de transmissão de doenças de veiculação hídricas, por meio de ingestão, contato com água contaminada e via vetores acarretando problema de saúde pública de grandes proporções. Por tanto que faz-se necessário a elaboração de plano de gestão hídrica voltadas para a saúde pública, saneamento básico e segurança hídrica.
Palavras-chave: Doenças Hídricas; enchente; Barreirinha; Gestão Hídrica.


Texto completo:

PDF

Referências


BARTOLI, Estevan. Cidades pequenas na Amazônia: sítio, situação e sistemas territoriais de Barreirinha (AM). GOT: Revista de Geografia e Ordenamento do Território, n. 19, p. 132, 2020.

BELTRÃO, Ednilson Ayres. Paisagens das águas e o sentido do lugar na vida dos habitantes das áreas de várzea do município de Barreirinha no Amazonas. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas.2021.

Título do artigo em Times New Roman, tamanho 9

Revista GeoAmazônia Belém v. 14, n. 25 p. 16–21 2025 Página 22

IBGE. Municípios Brasileiros. Barreirinha. Meio ambiente.2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/barreirinha/pesquisa/30/30051. Acesso em ago. 2023.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Discussion document on the concept and principles. In: _____. Health promotion: concepts and principles, a selection of papers presented at Working Group on Concepts and Principles. Copenhagen: Regional Office for Europe, 1984. p.20-3.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/geo.v13i26.19541

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


GeoAmazônia. Todos os Direitos Reservados.
Print ISSN: 1980-7759 (impresso)
eISSN: 2358-1778

DOI da Revista GeoAmazônia: https://dx.doi.org/10.18542 

Indexadores: DOAJ - Latindex - Periódicos da CAPES - Crossref -  BASE - DRJI -Open Science Directory/EBSCO - Google Acadêmico - Wordcat - Index Corpenicus - Suncat - SUDOC - COPAC - Scilit - ERIH PLUS - REDIB (antigo E-Revista) - EZB - Sumários - LivreEuropub - ZDB - GIGA - CIRC - Openaire - OAJI - Jifactor - Diadorim - MIAR - Citefactor - Journal Factor - Infobase - Biblioteke Virtual - Sindexs - Researchbib - PBN - SHERPA/ROMEO - ZB MED - La Referencia - REBIUN - World WideSciente. Org