MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

Moara – Revista eletrônica do Programa de Pós-Graduação Letras - Universidade Federal do Pará

Chamada de trabalhos: Edição 68 - 2024.2

Mais do que meramente uma entidade biológica, o corpo é uma entidade histórica, atravessada por memória e conhecimentos pessoais e comunitários. O corpo é, sobretudo, um território político (Pisano, 2011) que, entretanto, pode vir a ser apropriado por discursos, ideologias e práticas que desestruturam seus saberes individuais e coletivos. Neste caso, a exploração e opressão configuram-se como dispositivos historicamente institucionalizados que, por conseguinte, geram e sistematizam "geografias do terror" (Borzacchiello et al., 2022). Nas chamadas "guerras internas" produzem-se não somente a apropriação dos corpos e sua anexação quase como território, mas também sua condenação (Segato, 2016). Não obstante, em "tempos de paz" a opressão também é produzida pela invisibilização e extermínio de corpos femininos e feminizados, assim como de corpos racializados e/ou em trânsito migratório.  

Em outra chave, a luta ambiental está diretamente ligada à preservação de um corpo que é também não-humano (animal, espectral, vegetal, mineral), um corpo-território pensado como coletivo e detonador de transformações. Resulta significativo que em contextos de conflitos eco-territoriais sejam as mulheres as que carregam o papel de defender a natureza (Silva Santisteban, 2017). Essa constatação abre a reflexão  sobre como o extrativismo, por exemplo, afeta corpos humanos e não-humanos e, de maneira diferenciada, a vida das mulheres em seus territórios, com ressonância em suas práticas políticas e em produções culturais diversas. 

O corpo pode, assim, ser estudado a partir de diferentes modalidades de relação, tanto como território primeiro e individual, quanto coletivamente, pensado desde a biopolítica e seus efeitos como coletivo. Mas ele também pode ser pensado politicamente como um prolongamento da t/Terra, isto é, como corpo-terra (Haesbaert, 2020), em elo profundo com a natureza, como mostram diferentes culturas ameríndias. O corpo-terra-floresta é vivo, tem espírito e coração, respira, fecunda,  mas também adoece, morre e reage (Kopenawa & Albert, 2015), isto é, afeta e é afetado, agencia e relaciona-se.  A potência política  do corpo-terra envolve pensar a ampliação da noção de sujeito para além do humano e suas interrelações com o espaço, abrindo o campo político para o não-humano, pensando a re-existência implicada na resistência. Em qualquer um dos casos, o corpo insere-se em experiências ou concepções múltiplas e amplas de tempo e espaço definidas na interação com outros seres e diretamente ligadas a processos culturais, ambientais, históricos e econômicos.

Neste sentido, torna-se urgente repensar/discutir o corpo como entidade política, mais precisamente como um território de dimensão prática (Gago, 2019) e, sobretudo, mobilizada pelo afeto como elemento propulsor de transformação. 

O afeto provocado pelas obras de arte está diretamente ligado à consideração da arte como uma força cultural política. Uma imagem, frase ou materialidade desempenham performances que atuam gerando efeitos que, por sua vez, podem ser políticos, éticos e estéticos (Bal, 2019), colocando em relevo o potencial crítico de diferentes produções culturais que, no contexto atual latino-americano, contestam  os diferentes modos de violência através dos afetos e da forma.  

A arte e a escrita contemporâneas parecem lançar luz sobre tal problemática. A partir de suas diversas estratégias discursas e/ou visuais de representação, figuração, e de encenação do real, evidenciam o corpo como um campo de/em disputa, implicando afetos. Embora sejam evidentes as configurações da violência sobre múltiplas corporeidades,   produções estéticas atuais vêm promovendo uma subversão da ideia do fracasso e da violência, contestando a história oficial e colonial, a fim de vislumbrar e materializar outras possibilidades de narração e representação, especulando outros territórios possíveis pela corporeidade do afeto e seu caráter performativo. 

Neste sentido, a proposta desta edição é pensar as relações entre corpo, território, escrita e as políticas do afeto   nas literaturas latino-americanas e em outras produções estéticas em diálogo com a escrita.  

Convocamos os pesquisadores a participar com um artigo sobre as questões levantadas. Para isso, propomos algumas perguntas que possam servir de guia:   

- Como as práticas culturais contemporâneas contribuem para a formação de comunidades afetivas? 

-  Como as produções artístico-literárias latino-americanas  mobilizam e ecoam os afetos a partir do texto e através do corpo-território?  

-  Como as textualidades permitem interrelações entre distintas corporalidades (humanas e não-humanas)?  

São bem-vindos artigos em português, inglês, espanhol e francês.   

As normas para submissão de artigos na Revista Moara se encontram em: http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/moara/about 

 

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Moara - Electronic journal of the Letters Postgraduate Programme - Federal University of Pará

Call for papers: Issue 68 - 2024.2

Body-territory and the politics of affection

More than just a biological entity, the body is a historical one, crossed by memory and by personal and community knowledge. Above all, the body is a political territory (Pisano, 2011) which, however, can be appropriated by discourses, ideologies and practices that destabilize individual and collective knowledge. In this case, exploitation and oppression are historically institutionalized devices that generate and systematize ‘geographies of terror’ (Borzacchiello et al., 2022). The so-called ‘internal wars’ produce not only the appropriation of bodies and their annexation almost as territory, but also their condemnation (Segato, 2016). However, in ‘times of peace’, oppression is also produced by the invisibility and extermination of female and feminized bodies, as well as racialized bodies and/or bodies in migratory transit. 

On the other hand, the environmental struggle is directly linked to the preservation of a body that is also non-human (animal, spectral, vegetable, mineral), a body-territory that is thought of as collective and setting transformations. It is significant that in contexts of eco-territorial conflicts, it is the women who have the role of defending nature (Silva Santisteban, 2017). This opens up reflection on how extractivism, for example, affects human and non-human bodies and, in specific ways, the lives of women in their territories, with resonance in their political practices and diverse cultural productions. 

The body can thus be studied from different modes of relationship, whether as a first and individual territory, or collectively, from the perspective of biopolitics and its effects on the collective. But it can also be thought of politically as an extension of e/Earth, in other words, as body-e/Earth (Haesbaert, 2020), in deep connection with nature, as seen in different Amerindian cultures. The forest-earth-body is alive, it has a spirit and a heart, it breathes, it fertilizes, but it also gets sick, reacts and dies (Kopenawa & Albert, 2015), in other words, it affects and is affected, it acts and relates.  The political power of the body-e/Earth involves thinking about expanding the notion of the subject beyond the human and its interrelationships with space, opening up the political field to the non-human and thinking about re-existence implied in resistance. In either case, the body is part of multiple and broad experiences or conceptions of time and space defined in interaction with other beings and directly linked to cultural, environmental, historical and economic processes. 

In this sense, it becomes urgent to rethink the body as a political entity, more precisely as a territory with a practical dimension (Gago, 2019) and, above all, mobilized by affection as a driving force for transformation.

The affection provoked by works of art is directly linked to the consideration of art as a political cultural force. An image, phrase or materiality perform by generating effects which, in turn, can be political, ethical and aesthetic (Bal, 2019), highlighting the critical potential of different cultural productions which, in the current Latin American context, contest different modes of violence through affect and form. 

Contemporary art and literature seem to shed light on this problem. Through their various discursive and/or visual strategies of representation, figuration and staging of reality, they highlight the body as a field of/in dispute, implying affections. Although the configurations of violence on multiple corporealities are evident, current aesthetic productions have been promoting a subversion of the idea of failure and violence, contesting official and colonial history in order to glimpse and materialize other possibilities of narrative and representation, speculating on other possible territories through the corporeality of affection and its performative aspect. 

In this sense, the purpose of this edition is to think about the relationships between the body, territory, writing and the politics of affection in Latin American literature and other aesthetic productions in dialogue with writing. 

Therefore, we invite interested researchers to submit an article on such issues. To this end, we propose some questions that could serve as guide:  

- How do contemporary cultural practices contribute to the formation of affective communities?

- How do Latin American artistic and literary productions mobilize and echo affections from the text and through the body-territory? 

- How can literature/writing enable interrelationships between different corporealities (human and non-human)? 

Articles in Portuguese, English, Spanish and French are welcome. 

The rules for submitting articles to the Moara Journal can be found at: http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/moara/about