MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

Aportes Bakhtinianos para escrita de si como estratégias de aproximação do aluno ao texto literário

Edjane Alves de Oliveira, Maria de Fátima S. O. Barbosa

Resumo

Este artigo apresenta reflexões e sugestões no âmbito das metodologias de ensino-aprendizagem, notadamente nas práticas de leitura e de escrita literárias. O objetivo é apresentar a escrita de si como instrumento para desenvolver o aprendizado dos conteúdos da literatura, conectado à realidade e à subjetividade dos alunos de uma escola do município do Rio de Janeiro. Para isso foi necessário um planejamento prévio de ações e de técnicas para subsidiar e motivar os alunos para a tarefa de escrever impressões de mundo, visando construir um arcabouço para incentivá-los a produzir escritos como transbordamento do eu, a partir da escrita de si. Os artefatos produzidos e analisados durante a pesquisa mostram previamente que ao verbalizar emoções e vivências na escrita autoral, o aluno assume perfil mais autônomo sobre sua aprendizagem, o que pode motivá-lo a melhorar seu rendimento escolar.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v2i56.10481