Aportes Bakhtinianos para escrita de si como estratégias de aproximação do aluno ao texto literário
Resumo
Este artigo apresenta reflexões e sugestões no âmbito das metodologias de ensino-aprendizagem, notadamente nas práticas de leitura e de escrita literárias. O objetivo é apresentar a escrita de si como instrumento para desenvolver o aprendizado dos conteúdos da literatura, conectado à realidade e à subjetividade dos alunos de uma escola do município do Rio de Janeiro. Para isso foi necessário um planejamento prévio de ações e de técnicas para subsidiar e motivar os alunos para a tarefa de escrever impressões de mundo, visando construir um arcabouço para incentivá-los a produzir escritos como transbordamento do eu, a partir da escrita de si. Os artefatos produzidos e analisados durante a pesquisa mostram previamente que ao verbalizar emoções e vivências na escrita autoral, o aluno assume perfil mais autônomo sobre sua aprendizagem, o que pode motivá-lo a melhorar seu rendimento escolar.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v2i56.10481