Uma análise discursiva da prova de redação do ENEM: o sujeito surdo na rede de sentidos
Resumo
A inclusão social de sujeitos com deficiência no ambiente escolar, nas universidades e em diversas esferas sociais nunca foi tão discutida como na atualidade. Tanto como forma de buscar condições mais igualitárias quanto no combate às discriminações ainda existentes, ambos vieses são favoráveis às sociedades que se pretendem igualitárias e democráticas. Desse modo, embasados nos pressupostos da Análise do Discurso de vertente francesa (doravante AD), iremos analisar os enunciados da prova de redação do ENEM do ano de 2017, destacando as relações de poder-saber que produzem efeitos de sentidos na relação com a memória discursiva de exclusão social, a fim de compreendermos como se dá a construção de vontades de verdade sobre os sujeitos Surdos. Na análise, os efeitos de sentido são construídos relacionados às estratégias de governamentalidade, com respaldo do biopoder, marcando formas de discursividades que normatizam práticas sobre a educação de sujeitos surdos.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i58.10865