MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

O trabalho com dicionários em sala de aula: relato de uma contribuição para a formação docente em lexicografia

Rosane Maria Bolzan, Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão

Resumo

O professor desempenha um papel fundamental na mediação entre dicionários e consulentes para a expansão dos conhecimentos de seus alunos. Neste artigo, relata-se uma experiência pela qual se objetivou capacitar professores no campo da Lexicografia, viabilizando um curso de formação nessa área no município de Garopaba/SC. Com o propósito de descobrir o perfil dos docentes e seus conhecimentos sobre dicionários, utilizaram-se questionários escritos como instrumentos de coleta de dados. O resultado demonstrou que as obras lexicográficas são subutilizadas, que não há acervo suficiente para realizar um trabalho apropriado em sala de aula, que não há tipos de dicionários adequados a seus usuários e também que os dicionários são obras desconhecidas da maior parte dos professores quanto ao seu potencial e características. Preconiza-se um investimento na formação de professores em Lexicografia, haja vista a realidade encontrada nesse grupo de professores participantes do curso sobre uso de dicionários em sala de aula.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i36.1110