A atividade de revisão linguística em Educação a Distância: uma análise dialógica
Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre uma pesquisa de mestrado acerca da atividade de Revisão Linguística desenvolvida no contexto da Educação a Distância (EaD) em uma instituição federal de ensino superior. O estudo ancorou-se nos postulados bakhtinianos, nas contribuições da Ergologia e da Clínica da Atividade, bem como nos estudos de Soares (2009), Oliveira (2010) e Sobral (2009) para demonstrar facetas da atividade pesquisada. Assim, comprovou-se que o trabalho investigado ocorre no âmbito de uma extensa rede de inter-relações, diretas e indiretas, entre diversos interlocutores (professores, alunos, revisores, etc.), sendo esse trabalho conjunto e cooperativo, mesmo quando há conflitos e divergências. Isso constitui o requisito mínimo para um resultado final satisfatório: a disponibilização de textos que são elaborados colaborativamente, através de um processo constante de interação e diálogo entre professores e revisores, a fim de proporcionar aos alunos de EaD um material didático mais adequado a suas necessidades.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i38.1270