MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

Uma proposta de ensino da modalização epistêmica

Raimunda Iraneide Teixeira Marques

Resumo

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de interpretação e produção de textos, propõem-se, neste artigo, modelos de atividades para o tratamento da modalização epistêmica em textos argumentativos. Essa proposta de ensino foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFC), visando levar o aluno a refletir sobre esse fenômeno linguístico e a realizar as escolhas linguísticas que melhor se ajustem aos seus propósitos comunicativos. O estudo tem cunho teórico-propositivo, fundamenta-se no Funcionalismo linguístico e se sustenta em referencial teórico constante em Neves (2018), Hengeveld (2004), Hengeveld e Mackenzie (2008), Nogueira (2014), entre outros. As atividades tomam por base: i) o tipo de atividade: linguística, epilinguística e metalinguística (FRANCHI, 2006); ii) o tipo de ensino: prescritivo, descritivo e produtivo (HALLIDAY, McINTOSH e STREVENS, 1974); e iii) os eixos do ensino de gramática – gramática e variação; gramática e produção/ interpretação de sentidos e gramática e reflexão (VIEIRA, 2018).


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i60.12958