MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

A representação discursiva de crenças de homens professores da Educação Infantil

Francisco Mário Carneiro da Silva, Camila Stephane Cardoso Sousa

Resumo

Investigamos a representação discursiva de crenças de homens professores de Educação Infantil acerca de sua identidade acadêmico-profissional. Por este ângulo, averiguamos como as crenças são constituídas através de relatos orais sobre si e sua formação acadêmico-profissional. Realizamos entrevistas com três professores efetivos da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE, que foram transcritas, e os dados foram analisados através do Sistema de Transitividade da teoria sistêmico-funcional. O aporte teórico foi composto pelos estudos sobre crenças de Barcelos (2001, 2004, 2007), Vieira, (2019) e estudos sobre Linguística Sistêmico-Funcional de (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), Fuzer e Cabral (2014), Souza (2006). A partir da análise realizada, depreendemos a existência de três crenças: a importância de habilitação via curso de Pedagogia, o preconceito produzido e disseminado pela sociedade e o Feedback dado pela gestão da escola. Concluímos que as crenças, que estão vinculadas à linguagem, constroem nossa identidade.



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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i60.12962