MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

O quê, para quê e como avaliar? uma prática com webinário em tempos de pandemia via ensino remoto

Albina Pereira de Pinho Silva, Joelinton Fernando de Freitas, Leandra Ines Seganfredo Santos

Resumo

Este texto analisa uma prática com webinário em contexto da pandemia da Covid-19 via ensino remoto com uma turma de discentes de pós-graduação stricto sensu mestrado acadêmico em Letras de uma universidade pública situada no espaço amazônico mato-grossense. A questão que orientou este estudo foi: o quê, para quê e como avaliar os discentes antes, durante e depois da realização dos webinários propostos na disciplina Letramento e Sociedade no período de pandemia via aulas remotas? Trata-se de um estudo qualitativo-interpretativista. A composição do corpus analítico integra-se de excertos das propostas-síntese dos webinários, fragmentos da ficha de avaliação e autoavaliação e dos excertos das avaliações e autovaliações feitas pelos grupos. Os dados da pesquisa apontam que o webinário é um gênero da esfera digital que se constitui fonte potencial para uma avaliação participativa, formativa, inclusiva e democrática.



Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i60.12966