MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

Por um sistema amazônico de educação escolar multilíngue

Antonio Almir Silva Gomes

Resumo

A Amazônia dentre tantas outras formas de diversidade, é multilíngue em essência, seja em virtude das centenas de línguas indígenas, seja em virtude das línguas de imigrantes, ou mesmo em virtude dos contextos de fronteira, por onde circulam as línguas francesa, espanhola, como também, a considerar Gomes e Neris (2020), inúmeras outras. Essa diversidade materializada em distintas formas de multilinguismo precisa ser entendida do ponto de vista linguístico, como objeto de pesquisa, mas também reconhecida, valorizada e promovida pela sociedade como um todo. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo incide sobre a necessidade de construção de políticas públicas com escopo no reconhecimento, na valorização e na promoção de nossa natureza multilíngue amazônica, tendo no sistema escolar local privilegiado.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i62.15064