MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

Discutindo definições na escola: práticas e reflexões sobre o ato de definir com alunos do ensino fundamental

Lígia Fabiana de Souza Silva, Ariane Vicente Mota, Pâmela Teixeira Ribeiro, Luís Henrique Serra

Resumo

Este artigo relata uma experiência didática que propôs a elaboração de definições como prática de produção textual para alunos de 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola do município de São Paulo. Para essa atividade, foram selecionados vocábulos do cotidiano e, dentre as palavras definidas pelos alunos, elegeu-se para análise deste artigo as definições propostas para as palavras mulher e criança. Os resultados foram analisados a partir das teorias sobre enunciados definitórios (FINATTO, 2001) e das abordagens culturais (CLAS, 2014) desenvolvidas no bojo dos estudos das linguagens especializadas:  a Terminologia. Como resultado, percebeu-se que a atividade estimulou nos alunos a reflexão metalinguística sobre o ato de definir e o desenvolvimento de novas habilidades, conforme orientações curriculares vigentes.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i63.15347