DIDACTIQUES DES ECRITS EN LANGUES , NOUVEAUX PARADIGMES
Resumo
A didática dos escritos em língua estrangeira se caracteriza, hoje, pela diversificação. Não se trata de adquirir uma competência generalizada, ainda que seja de comunicação, acumulando um conjunto de componentes iguais (linguisticos, discursivo, sócio-cultural), trata-se de saber articular capacidades diferenciadas e interativas no seio de um determinado projeto de escritura. Disto decorre , para abordar os escritos, uma postura de apropriaçãobaseada na elaboração de critérios, genéricos e singulares, que seja capaz de integrar hipóteses sobre a natureza do discurso, bem como sobre comportamentos adequados. A explicitação desses critérios permite conceber três acessos didáticos complementares ao dinamismo do escritos: acesso pelo objeto( critérios sócio-discursivos de identificação de textos no seio de conjuntos textuais); acessos pelos processos( critérios operatórios levando aos procedimentos redacionais); acesso pelas representações (cultura discursiva e socialização textual dos aprendizes).
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i11.3045