A INTERVENÇÃO DIDÁTICA EM LÍNGUA MATERNA E OS PRINCÍPIOS DA ABORDAGEM INTERA.CIONAL NAS DIRETRIZES OFICIAIS DO ENSINO
Resumo
Propõe-se neste artigo, inicialmente, mostrar que uma refiexão sobre a intervenção didática na perspectiva do campo do ensino aprendizagem das línguas é fuiulamental. Entre outras coisas, isto implica refietir sobre os elementos de base que infiuenciam nina intervenção em língua materna, especialmente, a partir de uma abordagem interacional de ensino-aprendizagem. São eles: a concepção Pragmática de línguatlinguagem e a concepção interacionista de aprendizagem; as representações do contexto socioinstitucional, das diretrizes oficiais do ensino e das práticas sociais de linguagem; e as condições socioinstitucionais nas quais o professor opera. Propõe-se também mostrar,a parti da análise das diretrizes oficiais do ensino, a presença de princípios norteadores condizentes com uma abordagem interacional de ensino-aprendizagem da língua materna.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i15.3132