Uma espada através do corpo de Dilma Roussef: mídia, discurso e imagem
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de discutir a relação entre imagem e texto verbal em um artigo de jornal, a partir de uma perspectiva discursiva. Partimos do pressuposto de que os recursos midiáticos – TV, rádio, jornais impressos e online – são espaços de notícias e instituições que difundem e regularizam saberes que circulam na sociedade, e que têm o poder de instaurar sentidos que são tomados como verdades inquestionáveis. Nas reportagens, pela costura e disposição dos elementos gráficos e textuais, esses veículos fazem mais ou menos visíveis assuntos, personagens e temas e organizam percursos de leituras e sentidos de determinados discursos. Para discutir esses aspectos em funcionamento, nosso material de análise compõe-se de uma página de jornal do Estado de S. Paulo, em que uma foto da presidente da República Federativa do Brasil, Dilma Roussef, foi publicada ao lado de uma notícia da qual a imagem não faz parte; criando, assim, um direcionamento de sentido. Assumimos o referencial teórico da Análise do Discurso de tradição franco-brasileira, principalmente os conceitos de enunciado e mecanismos de poder, propostos nos estudos foucaultianos sobre os saberes e discursos. Discutimos como a utilização da imagem descontextualizada de sua própria história, em meio ao texto verbal, é uma estratégia que visa repetir o sentido do texto verbal e estabilizar um determinado discurso.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v2i40.3283