MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

LETRAMENTO NO ENSINO SUPERIOR: A ESCRITA DE PROFESSORES EM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

Samuel Pereira CAMPOS

Resumo

Este artigo traz discussões que vêm sendo levantadas no contexto da pesquisa  “Práticas de Letramentos e processos de retextualização , no curso de Letras (CLA/UFPA). Sua escritura traça análises iniciais sobre a tendência de escrituras com a Língua Portuguesa, assim com trata de problemas de ordem discursivo-textuais recorrentes geradas em atividades de pesquisa docência, em sala de aula,  em orientações casuais. As discussões levantadas visam acessar questões no letramento superior, através de análise e da escrita de professores de Língua Portuguesa, cujos focos teóricos era a qualificação de suas atividades profissionais, mais especificamente daquelas voltadas para a sala de aula. Pretende-se contribuir assim tanto para o acúmulo e conhecimento sobre linguagem-educação como para a formação acadêmico-profissional daquele que constitui o ator social de maior poder na sala de aula, o professor.   


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v2i26.3329