CIRCULAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS ESCRITOS EM PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS
Resumo
Em consequência da falta de um ensino sistemático que prepare o aluno para a produção textual, os graduandos, quando expostos a gêneros acadêmicos, apresentam dificuldades referentes ao conteúdo e, sobretudo, à organização textual desses gêneros, o que torna essas práticas de leitura e escrita desmotivadoras e inibidoras da autonomia. Partindo desses pressupostos, investiguei acerca dos gêneros acadêmicos escritos que circulam no ambiente acadêmico através de questionário e discussão com alunos do curso de Letras com habilitação em Inglês da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os resultados obtidos nessa pesquisa servirão de base para a elaboração de futuras propostas que preparem o graduando para lidar de forma efetiva com os gêneros em questão. Além disso, essa pesquisa sobre circulação, ensino e aprendizagem de gêneros acadêmicos é relevante para que os graduandos - professores em formação – sejam preparados para lidar com outros gêneros de forma efetiva em suas futuras salas de aula.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v2i30.3375