A ESTRUTURA DE ROTEIRO NOS DISCURSOS DE CRIANÇAS
Resumo
Analisa a organização do discurso de 50 crianças de três a sete anos de idade, de creches e escolas particulares de Fortaleza. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de entrevistas, sobre eventos corriqueiros tais como: o café corriqueiro, a ida à escola, a ida para cama. A porcentagem (26%) de ordem lógica (OL)no discurso do grupo de três a cinco foi menor do que a porcentagem observada no grupo de cinco a sete anos (74%). Apesar da prevalência da OL no discurso das crianças mais velhas, a análise estatística ( rs=36,3; ns=0,02) revela que, mesmo no discurso das crianças mais jovens, a ordem lógica já está estabelecida. Isto indica que a estrutura geral de roteiros encontra-se estabelecida mesmo em crianças na fase pré-escolar e que estas se apoiam em tais estruturas para a produção coerente do discurso.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i11.3542