MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

O DIÁRIO ÍNTIMO NA SALA DE AULA

Márcio Couto HENRIQUE, Sara da Silva SULIMAN

Resumo

O artigo discute os limites e as possibilidades da utilização de diários íntimos em sala de aula do Ensino fundamental e Médio, não apenas como fonte de pesquisas, em diferentes áreas de conhecimento, mas também como ferramenta pedagógica, enriquecedora do processo de transposição didática  das pesquisas acadêmicas para a sala de aula. Com relação aos limites desse suporte da escrita intima, trata-se de refletir sobre o invólucro de sinceridade que caracteriza os registros íntimos, capaz de envolver o professor- pesquisador na aura de força, convicção e veracidade da escrita de si. Atento a esses limites, notam- se as múltiplas possibilidades de uso dos diários íntimos em sala de aula, articulando temas diversos em abordagem interdisciplinar, além de fazer uso de suporte bastante familiar  entre os estudantes.

PALAVRAS- CHAVE: Diários; instrumento pedagógico; perspectiva interdisciplinar.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i35.3578