O apoio pedagógico aos estudantes de graduação discutido à luz dos estudos de letramento acadêmico e gêneros do discurso
Resumo
Este artigo faz uma reflexão sobre como o processo de apoio pedagógico aos estudantes de graduação pode ser trabalhado com base na abordagem dos letramentos acadêmicos (STREET, 2014) e dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 2011). Esta discussão apresenta o relato particular do autor deste artigo, acerca das atividades de ensino nas aulas de Leitura e Produção Textual desenvolvidas no Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes de Graduação – PIAPE, da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. O estudo é o resultado do trabalho de tutoria realizado durante o segundo semestre de 2013 (de ago. a dez.) e ao longo de 2014 (maio a dez.). O estudo objetiva refletir como as discussões sobre letramento acadêmico e gêneros do discurso podem corroborar nas atividades de Leitura e Produção Textual desenvolvidas no apoio pedagógico. A metodologia está condicionada a essa reflexão crítico-teórica acerca das atividades.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i45.3623