MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

Corpos fraturados nas colagens de Max Martins

Márcia de Souza Pinheiro, Tânia Maria Pereira Sarmento-Pantoja

Resumo

O corpo (objeto de arte) é um personagem histórico que marcou seu território nos movimentos artísticos. Por esse motivo, tornou-se objeto de pintura, escultura, colagens, com isso, obteve versões plurais de visibilidade e concepções, marcando não apenas os trabalhos de Giotto de Bondone, Leonardo da Vinci, Man Ray, assim como muitos outros artistas tiveram destaque no decorrer do tempo. Na contemporaneidade, destacamos a colagem de Max Martins, que também confere sua abordagem à temática. Assim, este artigo pretende analisar os corpos fraturados: fragmentados, desfigurados, quebrados e deformados na colagem de Max Martins, considerando os aspectos estéticos, simbólicos e intertextuais.
PALAVRAS-CHAVE: Max Martins. Colagem. Corpo. Fratura.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v2i46.4160