Desafios no ensino-aprendizagem de português língua adicional para alunos plurilíngues
Resumo
Objetivamos refletir acerca da formação do professor, que conhecimentos, competências e estratégias são necessários para capacitá-lo a contribuir para que esses aprendentes plurilíngues estejam aptos a interagir via língua-alvo, atendendo às suas expectativas e necessidades, tendo a seu favor a imersão no contexto de fala do português brasileiro. Usamos como fundamentação teórica as pesquisas de Almeida Filho (2007; 2011), Amado (2012; 2014), Almeida e Judice (2016), Byram; Gribkova; Starkey (2002), Byram; Grundy (2003), Byram et al. (2009), Cenoz (2003), Kramsch, (1998; 2012), Schlater (2014), Santos; Alvarez (2010), Rottava (2008; 2009). Procedemos à pesquisa bibliográfica em Linguística Aplicada e à pesquisa-ação, desenvolvida sala de aula de duas turmas do curso preparatório para o exame de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras), na Universidade Federal do Pará (UFPA), 2016 e 2017. Concluímos que o ensino de PLA exige do professor sensibilidade para atender as demandas dos aluno, via o exercício da alteridade, colocando o aluno no centro do processo de descoberta e apropriação da língua e sua(s) cultura(s)-alvo.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i51.7338