MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

Escrita e alfabetização ao longo da história da educação no Brasil

Juliana Ormastroni de Carvalho Santos

Resumo

Este artigo, fruto de uma pesquisa de Doutorado sobre o ensino de produção escrita, apresenta uma descrição sobre as metodologias e concepções referentes à apropriação da língua escrita para produção de textos ao longo da história da educação brasileira, do período jesuítico à atualidade. Este estudo justifica-se pela compreensão de que as diversas concepções de linguagem presentes nas propostas de ensino da língua no país caracterizam ou uma educação emancipadora ou tecnicista e descontextualizada. Será possível verificar que há um longo caminho percorrido no que se refere ao tema, desde o interesse restrito à leitura, passando pelos diferentes métodos de alfabetização, até chegar aos estudos de letramento, multiletramento e gêneros do discurso bastante discutidos atualmente.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i51.7344