MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

O poema “Tigre”, de Inuhiko Yomota, e a estrutura polifónica da percepção artística

Olga Donata Guerizoli Kempinska

Resumo

Ao encenar a experiência criativa enquanto um jogo com a multiplicidade de referências culturais e com a instabilidade formal, o texto “Tigre” do poeta japonês Inuhiko Yomota traz as reminiscências das inquietações em torno ao sentido da linguagem poética também em seus aspectos estéticos, que envolvem o ato da leitura. A ênfase dada à intensidade do movimento da precipitação do objeto simbólico participa, por sua vez, do resgate da herança dos primórdios do barroco, remetendo, com isso, à encenação poética de um aparente caos espiritual, que confirma a teoria da criatividade baseada na polifonia da percepção artística.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i52.7807