A intertextualidade pós-moderna em Memorial do fim, de Haroldo Maranhão
Resumo
Este artigo busca desenvolver reflexões sobre a intertextualidade presente em Memorial do fim, de Haroldo Maranhão, com a obra de Machado de Assis, evidenciando como esse diálogo intertextual resulta em um pastiche, em sua relação com o passado, características de uma literatura que denominamos pós-moderna. Para tanto, serão utilizados os conceitos de intertextualidade, trabalhado por Nitrini e Kristeva, de pós-moderno, trabalhado por Jameson e Miranda, e ainda o conceito de pastiche, por Jameson e, preferencialmente, por Hutcheon. Dessa forma, pretende-se lançar algumas considerações sobre o tema, para contribuir para o tema da intertextualidade na literatura contemporânea, dentro do contexto de um pós-modernismo na América latina. Percebe-se que a intertextualidade da obra de Haroldo Maranhão em relação a Machado de Assis se dá por uma estética que pode ser considerada pós-moderna, especificamente no aspecto da relação com o passado, ao reescrevê-lo por meio de um pastiche.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i53.7969